O que significa dizer que um gás se comporta como um gás ideal? Em que situações o comportamento de um gás tende a se desviar mais do comportamento ideal? Proponha uma justificativa em nível molecular para isso.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta quer saber o que significa um gás ser ideal, em quais situações um gás real se desvia mais desse comportamento ideal e por que isso acontece no nível molecular. Para resolver, vamos precisar entender os conceitos de gás ideal e real, as condições que afetam esse comportamento e a teoria por trás disso.

Passo 2

Primeiro, um gás ideal é um modelo teórico onde assumimos que as partículas do gás não ocupam espaço e que não há forças de atração ou repulsão entre elas. Além disso, as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas, ou seja, não perdem energia.

Passo 3

Na prática, nenhum gás real se comporta exatamente como um gás ideal, mas esse modelo é muito útil para simplificar cálculos em condições onde as diferenças são mínimas. Porém, em certas situações, os gases reais começam a diverge do comportamento ideal.

Passo 4

As condições onde os desvios são maiores são:
  1. Altas pressões: Quando a pressão aumenta, as partículas de gás ficam mais próximas umas das outras.
  2. Baixas temperaturas: Com a temperatura mais baixa, a energia cinética das partículas diminui.

Passo 5

Agora, por que isso acontece no nível molecular? Vamos justificar isso molecularmente:
  • Altas pressões: As partículas ficam tão próximas que o volume ocupado por elas não pode ser mais desprezado, o que contraria a suposição de que elas não ocupam espaço.
  • Baixas temperaturas: A energia cinética menor faz com que as forças intermoleculares (atrações ou repulsões) se tornem mais significativas, afetando o comportamento do gás.

Resposta

Então, dizer que um gás se comporta como um gás ideal significa que ele segue as leis simplificadas sem levar em conta o volume das partículas ou forças entre elas. Os gases reais tendem a se desviar mais desse comportamento em altas pressões e baixas temperaturas, porque nessas condições as partículas ocupam espaço e as forças intermoleculares se tornam importantes, alterando a forma como o gás realmente se comporta.

Exercícios relacionados

Um composto orgânico, quando analisado, apresentou a seguinte composição elementar em termos de massa: de C, de H e de O. Uma amostra de deste composto, quando vaporizada, ocupa e exerce uma pressão de 740 Torr a . Determine a fórmula molecular do composto.
Qual o número de átomos de alumínio (Al) em deste metal? Isso corresponde a quantos mols de átomos?
Coloque os seguintes tipos de radiação em ordem crescente de energia por fóton: a) luz visível de uma lâmpada de sódio; b) raios X de um instrumento no consultório de um dentista; c) Micro-ondas em um forno de micro-ondas; d) ondas emitidas por uma estação de rádio FM em 91,7MHz.
Diga se os objetos listados abaixo podem ou não existir e justifique sua resposta: uma amostra com mol de átomos de enxofre.