Um sistema de tratamento de esgoto consome 500 kWh por dia e trata 2000 m^3 de esgoto. Calcule: Discuta também as diferenças entre sistemas de tratamento de esgoto aeróbios e anaeróbios em relação ao gasto de energia e à produção de lodo.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos um sistema de tratamento de esgoto que consome 500 kWh por dia e trata 2000 metros cúbicos de esgoto diariamente. O conteúdo da matéria envolve consumo de energia em sistemas de tratamento de esgoto. Para resolver, vamos calcular o consumo de energia por metro cúbico tratado e, depois, discutir as diferenças entre sistemas aeróbios e anaeróbios em termos de gasto de energia e produção de lodo.

Passo 2

Vamos começar calculando o consumo de energia por metro cúbico de esgoto tratado. Isso nos ajudará a entender quanta energia é necessária para tratar cada litro de esgoto.

Passo 3

A fórmula para calcular o consumo de energia por unidade de esgoto tratado é:
Consumo de energia por m³ = Energia total consumidaVolume de esgoto tratado ³

Passo 4

Substituindo os valores fornecidos na fórmula:
Consumo de energia por m³ = 500 , kWh/dia2000 , m^3/dia = 0,25 , kWh/m^3 ³

Resposta

O sistema de tratamento de esgoto consome 0,25 kWh por metro cúbico tratado. Além disso, os sistemas aeróbios geralmente consomem mais energia devido ao uso de aeração para fornecer oxigênio, mas produzem menos lodo. Já os sistemas anaeróbios consomem menos energia, já que não necessitam de aeração, mas produzem mais lodo como subproduto.

Exercícios relacionados