Sobre as Equações de Maxwell, nomeie, descreva e resuma os significados físicos de cada equação.
Exemplo:
Lei de Gauss para Eletricidade: (relaciona o fluxo elétrico às cargas elétricas envolvidas).

Passo 1

Beleza, o que a gente tem aqui é um exercício sobre as Equações de Maxwell. A gente precisa nomear cada uma delas, descrever o que cada uma faz e resumir o significado físico de cada equação. Para isso, vamos precisar entender um pouquinho de eletromagnetismo e as próprias Equações de Maxwell, que são fundamentais para descrever como os campos elétricos e magnéticos se comportam.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre a Lei de Gauss para a Eletricidade. A equação dela é:
Essa lei basicamente relaciona o fluxo elétrico que passa por uma superfície fechada com a carga elétrica total que está dentro dessa superfície. Em outras palavras, ela nos diz que quanto mais carga elétrica a gente tem dentro de uma área, maior é o campo elétrico passando por essa área.

Passo 3

Agora, vamos para a Lei de Gauss para o Magnetismo:
Essa equação nos diz que não existem “cargas magnéticas” (chamadas de monopolos magnéticos) isoladas. O fluxo magnético total passando por qualquer superfície fechada é sempre zero. Isso significa que os campos magnéticos sempre saem de um polo norte e entram em um polo sul, formando loops contínuos.

Passo 4

Seguimos para a Lei de Faraday da Indução:
Essa lei mostra como uma variação no tempo do campo magnético pode gerar um campo elétrico. É a base para o funcionamento de transformadores e geradores elétricos. Ou seja, quando o campo magnético muda, ele cria um campo elétrico que pode induzir uma corrente elétrica.

Passo 5

Por último, temos a Lei de Ampère-Maxwell:
Essa equação expande a Lei de Ampère original, incluindo um termo de deslocamento que leva em conta as mudanças no campo elétrico. Ela relaciona o campo magnético ao redor de um caminho fechado com a corrente elétrica que passa por esse caminho e com a variação do campo elétrico no tempo.

Resposta

As Equações de Maxwell são:
  1. Lei de Gauss para a Eletricidade:

    Relaciona o fluxo elétrico às cargas elétricas envolvidas.
  2. Lei de Gauss para o Magnetismo:

    Indica que não existem monopolos magnéticos; os campos magnéticos formam loops contínuos.
  3. Lei de Faraday da Indução:

    Mostra como uma variação no campo magnético no tempo gera um campo elétrico.
  4. Lei de Ampère-Maxwell:

    Relaciona o campo magnético ao redor de um caminho fechado com a corrente elétrica e a variação do campo elétrico no tempo.

Exercícios relacionados

Uma partícula de carga é posicionada no centro de uma casca cubíca de aresta . Nessa situação, calcule:
5a
O fluxo de campo elétrico produzido por sobre a superfície do cubo.
Uma esfera isolante encontra-se uniformemente carregada com uma densidade volumétrica de carga . Ela contém uma cavidade esférica em seu interior, de forma que a distância entre o centro da esfera e o centro da cavidade vale . Mostre que o campo elétrico no interior da cavidade é uniforme e tem magnitude dada por . Dica: Utilize o princípio da superposição.
Uma esfera sólida de raio tem carga positiva total de distribuída uniformemente por todo o seu volume. Calcule a magnitude do campo elétrico a uma distância do centro da esfera de .Use .
Uma placa quadrada de cobre com lados de sem carga líquida é colocada em uma região de campo elétrico uniforme de orientado perpendicularmente à placa. Encontre a carga total em cada face da placa. Use epsilon zero como . De a resposta em C.