Sobre os vetores e escalares, respondei o que se pede abaixo.
c) A velocidade de uma partícula em dado instante de tempo é uma grandeza escalar ou vetorial? Justificai.

Passo 1

O exercício está perguntando se a velocidade de uma partícula em um determinado instante de tempo é uma grandeza escalar ou vetorial. Isso faz parte do estudo de cinemática na Física. Para resolver, vamos precisar entender a diferença entre grandezas escalares e vetoriais.

Passo 2

Primeiro, vamos definir o que são grandezas escalares e vetoriais. Grandezas escalares são aquelas que têm apenas magnitude, ou seja, um valor numérico. Exemplos incluem temperatura, massa e tempo. Por outro lado, grandezas vetoriais possuem magnitude e direção. Exemplos clássicos são velocidade, força e aceleração.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre velocidade. A velocidade não é apenas o quão rápido algo está se movendo (a magnitude), mas também a direção desse movimento. Por exemplo, se um carro está se movendo a 60 km/h para o norte, estamos descrevendo tanto a rapidez quanto a direção.

Passo 4

Como a velocidade envolve tanto a magnitude quanto a direção, ela se encaixa na definição de uma grandeza vetorial. Isso significa que, para descrever completamente a velocidade de uma partícula, precisamos especificar ambos os aspectos.

Resposta

A velocidade de uma partícula em dado instante de tempo é uma grandeza vetorial, pois ela possui tanto magnitude quanto direção.

Exercícios relacionados

onde e é o triângulo de vértices tomado no sentido anti-horário.
Nos problemas 11 a 18, use o teorema de Green para calcular cada integral de linha. Em cada caso, suponha que a curva fechada é tomada no sentido anti-horário.
Seja uma função duas vezes derivável tal que é contínua. Sabendo que e , calcule:
b. .
, ondef , e C é o caminho de até de (2,1) até e de até .