A solubilidade do sulfeto de cobre (CuS) é a . Calcule o valor de para o CuS nesta temperatura. [Resposta: ]

Passo 1

Vamos começar entendendo o que a questão está nos pedindo. Temos a solubilidade do sulfeto de cobre (CuS) em a . Queremos calcular a constante de solubilidade ( ) dessa substância nessa temperatura. Para isso, vamos usar o conceito de solubilidade e a expressão da constante de solubilidade.

Passo 2

Primeiro, escrevemos a equação de dissolução do CuS na água:

Passo 3

Sabendo que a solubilidade do CuS é , isso significa que para cada mol de CuS que se dissolve, são formados mol de íons e mol de íons . Portanto, as concentrações dos íons são:

Passo 4

A expressão da constante de solubilidade ( ) para a reação de dissolução é dada por:

Passo 5

Substituindo os valores das concentrações na expressão do :

Resposta

Exercícios relacionados

Explique os resultados abaixo, usando a distribuição eletrônica: O raio atômico do átomo Cl é igual a , mas o raio do íon é igual a 1,81 .
A solubilidade de fluoreto de bário é a . Calcule o valor de para nessa temperatura. [Resposta: ]
A solubilidade do sulfeto de prata é a . Qual é o valor de para nessa temperatura? [Resposta: ]
Considere os metais alcalinos . A energia de interação entre duas cargas (como um núcleo e um elétron) é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional à distância entre elas. Os raios atômicos dos átomos e Rb são, respectivamente, 1,52, 1,86, 2,27 e 2,47 Å. A energia de ionização do Li é igual . Calcule valores aproximados para a energia de ionização dos demais elementos.