A solubilidade do sulfeto de prata é a . Qual é o valor de para nessa temperatura? [Resposta: ]

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício que fala sobre a solubilidade do sulfeto de prata, , que é a . A gente precisa encontrar o valor da constante de solubilidade, , para essa substância nessa temperatura. Para resolver isso, vamos usar conceitos de equilíbrio químico e solubilidade.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa solubilidade. A solubilidade é a quantidade máxima de uma substância que se dissolve em um solvente a uma dada temperatura. No caso, a solubilidade do é . Isso quer dizer que, quando o se dissolve, ele se divide em íons na água.

Passo 3

Vamos escrever a equação de dissolução do :
Isso mostra que cada molécula de produz 2 íons de prata ( ) e 1 íon de sulfeto ( ).

Passo 4

A constante de solubilidade, , é dada pela expressão do produto das concentrações dos íons formados, cada um elevado ao seu coeficiente estequiométrico na equação de dissolução. Então, temos:

Passo 5

Sabendo que a solubilidade do é , podemos relacionar isso às concentrações dos íons:
  • Como cada fórmula de produz 2 íons de , a concentração de é .
  • A concentração de é igual à solubilidade, então .

Passo 6

Agora, substituímos esses valores na expressão do :

Passo 7

Vamos calcular passo a passo:
  1. Primeiro, elevamos ao quadrado:
  1. Depois, multiplicamos pelo :

Resposta

O valor de para a é .

Exercícios relacionados

A solubilidade do sulfeto de cobre (CuS) é a . Calcule o valor de para o CuS nesta temperatura. [Resposta: ]
Explique os resultados abaixo, usando a distribuição eletrônica: O raio atômico do átomo Cl é igual a , mas o raio do íon é igual a 1,81 .
Considere os metais alcalinos . A energia de interação entre duas cargas (como um núcleo e um elétron) é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional à distância entre elas. Os raios atômicos dos átomos e Rb são, respectivamente, 1,52, 1,86, 2,27 e 2,47 Å. A energia de ionização do Li é igual . Calcule valores aproximados para a energia de ionização dos demais elementos.
A o valor de para o hidróxido de ferro (II) é . Qual é a solubilidade molar (concentração em ) do em água nesta temperatura? [Resposta: ]