Uma superfície de um certo material metálico começa a emitir elétrons via efeito fotoelétrico quando a radiação incidente tem frequência .
Qual comprimento de onda de radiação correspondente a fótons com essa energia?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de física sobre o efeito fotoelétrico. A gente precisa encontrar o comprimento de onda da radiação que tem a mesma energia que os fótons que fazem os elétrons serem emitidos dessa superfície metálica. A gente vai precisar usar umas fórmulas da física que relacionam frequência, comprimento de onda e velocidade da luz.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a velocidade da luz no vácuo é uma constante, representada por , e vale aproximadamente metros por segundo.

Passo 3

Sabemos que a relação entre a velocidade da luz ( ), a frequência ( ) e o comprimento de onda ( ) é dada pela fórmula:
Queremos encontrar , então vamos rearrumar a equação para:

Passo 4

Vamos substituir os valores que temos na fórmula. A frequência mínima dada é e . Assim:

Passo 5

Agora, vamos fazer a divisão:

Passo 6

Convertendo metros para nanômetros ( ):

Resposta

O comprimento de onda correspondente é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um fio retilíneo infinito possui uma densidade linear de carga igual a 5, . Um próton (massa , carga ) está a uma distância de 18,0 cm do fio e se desloca radialmente no sentido do fio, com velocidade igual a . (a) Calcule a energia cinética inicial do próton. Até que distância mínima do fio o próton pode se aproximar?
Os morcegos se orientam e localizam suas presas emitindo e detectando ondas ultrassônicas, que são ondas sonoras com frequências tão altas que não podem ser percebidas pelos ouvidos humanos. Suponha que um morcego emite ultrassons com uma frequência enquanto está voando com uma velocidade em perseguição a uma mariposa que voa com velocidade . (a) Qual é a frequência detectada pela mariposa? (b) Qual é a frequência detectada pelo morcego ao receber o eco da mariposa?
índice de refração da água é 1,33 . Achar o ângulo de refração de um feixe de luz no ar e que atinge uma superfície de água sob um ângulo com a normal de . Mostrar estes raios num diagrama.
Deduzir as equações de onda para o campo elétrico e magnético a partir da lei de Faraday e da lei de Ampère.