Para superficie z(x, y) = cos(x^2 + y^2) achar uma EDO exata, para curvas de nivel z(x, y) = const

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para, dada a superfície , encontrar uma Equação Diferencial Ordinária (EDO) exata que descreva as curvas de nível onde é constante. Para isso, vamos precisar entender um pouco sobre derivadas parciais e como elas se relacionam com EDOs exatas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que as curvas de nível são as curvas onde a função permanece constante, ou seja, , onde é uma constante. Para encontrar a EDO que descreve essas curvas, vamos derivar essa igualdade.

Passo 3

Derivando ambos os lados de em relação a , temos:
Isso representa a condição para que a variação de seja nula ao mover-se ao longo da curva de nível.

Passo 4

Calculando as derivadas parciais de :
Substituindo na equação diferencial:

Passo 5

Podemos simplificar essa equação dividindo todos os termos por (assumindo que ):
Essa é uma forma mais simples da EDO que estamos procurando.

Passo 6

Agora, vamos verificar se essa EDO é exata. Uma EDO da forma é exata se:
Aqui, e . Calculando as derivadas:
Como , a EDO é realmente exata.

Passo 7

Finalmente, podemos escrever a EDO na forma padrão:
Essa é a EDO exata que representa as curvas de nível da superfície .

Resposta

A EDO exata para as curvas de nível é:

Exercícios relacionados

d/y = y(y-1)(y-2)
Fazer esboço de campo de direções, posições de equilibrio.
Altura inincial de um navio espacial 10^4 m, velocidade inicial de pouso (vertitcal) 10^3 m/s. Durante pouso, velocidade é proporcional para a distancia ate superficie de planeta. Quando velocidade de navio atinge 1 m/s, pouso continua com essa velocidade ate um impacto com superficie. Qual é duração de pouso?
(é permitido dar estitmativa justificada, com accuração 10%)
Um tanque é enchido com um fluxo constante de água a 1 m^3/s de cima e simultaneamente esvaziado do buraco por baixo a uma velocidade de sigma * raiz(2 * g * h) * m^3 / s. Após 15 minutos, o nível da água h(t) atinge 1 m. A seção transversal do tanque é constante, 2 m^2. A) Determina EDO que descreve comportamento do nível da água, encontre uma solução geral. B)Encontre o nível máximo de água possível no tanque (aproximadamente). C) Encontre o tempo necessario para atingir o nível máximo.
(é permitido dar estitmativa justificada, com accuração 10%)
Achar a solução em série correspondente a maior raiz de equação indicial num ponto singular x0 = 0
x^2 y'' - 3/2 x y' + 3/2 (1+x) y = 0