t. Classifica-se as medidas de proteção em coletiva e individual, qual a diferença? Cite exemplos.

Passo 1

Beleza, então vamos lá! O enunciado pede para a gente classificar as medidas de proteção em duas categorias: coletiva e individual. A gente precisa entender a diferença entre elas e também dar alguns exemplos de cada uma. Isso está relacionado à área de segurança do trabalho, onde essas medidas são usadas para proteger as pessoas no ambiente laboral.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que são medidas de proteção coletiva. Essas são ações ou equipamentos que protegem todo mundo de forma geral no ambiente de trabalho. Ou seja, não são focadas em uma pessoa específica, mas sim em toda a equipe ou setor. Por exemplo, a instalação de um sistema de ventilação em uma fábrica que ajuda a purificar o ar para todos os funcionários.

Passo 3

Agora, vamos ver as medidas de proteção individual. Essas são destinadas a proteger cada pessoa de maneira específica, geralmente quando a proteção coletiva não é suficiente. Elas envolvem o uso de Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs. Um exemplo comum é o uso de capacetes de segurança para proteger a cabeça de cada trabalhador.

Passo 4

A grande diferença entre as duas é o foco da proteção. As coletivas visam o bem-estar de todo o grupo, enquanto as individuais são focadas na proteção pessoal de cada um. Além disso, as medidas coletivas costumam ser mais eficazes para prevenir acidentes em larga escala, já as individuais são essenciais para proteger contra riscos específicos que não podem ser eliminados apenas com medidas gerais.

Passo 5

Resumindo:
  • Medidas de Proteção Coletiva: Protegem todos os trabalhadores de forma geral. Exemplo: Extintores de incêndio no ambiente de trabalho.
  • Medidas de Proteção Individual: Protegem cada trabalhador individualmente. Exemplo: Luvas de segurança para manuseio de produtos químicos.

Resposta

Medidas de proteção coletiva são ações ou equipamentos que protegem todo o grupo de trabalhadores de forma geral, como sistemas de ventilação ou extintores de incêndio. Já as medidas de proteção individual focam na segurança de cada pessoa, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes e luvas de segurança.

Exercícios relacionados

o. Você comprou em um leilão um grupo-gerador a diesel . Sua ideia inicial era retificar (converter para corrente contínua) e/ou usar inversores. Entretanto, os custos destes equipamentos são proibitivos. A sorte é que você é um engenheiro mecânico e pode dar uma solução para gerar 60 Hz , qual é?
  1. Considere um motor de corrente contínua do tipo excitação independente operando a vazio. Nessa condição o motor consome 15 A e gira a uma velocidade de 1.100 rpm . Os dados de placa indicam: , corrente nominal de (175+Y) A, queda nas escovas de 1 V , resistência na armadura de 0,05 ohm e no campo de 120 ohm, onde Y é o último algarismo não nulo de sua matrícula. Calcule a potência mecânica desenvolvida pela armadura em meia carga e a eficiência nessa condição, considerando que as perdas de atrito e ventilação são proporcionais a velocidade.
Potência Mecânica. Eficiência.
Um transformador é usada para transformar 10000 V em 120 V . Se o enrolamento primário tem 750 voltas. Quantas voltas tem o enrolamento secundário?