Em uma temperatura em particular, a viscosidade de um óleo é de . Determine a viscosidade cinemática sabendo que a densidade relativa . Expresse no SI.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão sobre viscosidade! O enunciado nos dá a viscosidade dinâmica de um óleo, que é de , e a densidade relativa (especificada como ). O que precisamos encontrar é a viscosidade cinemática desse óleo, expressa nas unidades do Sistema Internacional (SI).
Para isso, vamos precisar lembrar de duas coisas principais:
  1. Viscosidade Dinâmica ( ): mede a resistência interna de um fluido ao escoamento.
  2. Viscosidade Cinemática ( ): é a viscosidade dinâmica dividida pela densidade do fluido.
Vamos passo a passo!

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que é a densidade relativa ( ). A densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água. Como a densidade da água é aproximadamente , podemos calcular a densidade do óleo ( ) multiplicando a densidade relativa pela densidade da água.
Então:
Substituindo os valores:

Passo 3

Agora que temos a densidade do óleo, podemos calcular a viscosidade cinemática ( ). A fórmula para a viscosidade cinemática é:
Onde:
  • é a viscosidade dinâmica ( )
  • é a densidade do óleo ( )
Vamos fazer a divisão:

Resposta

A viscosidade cinemática do óleo é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Determine o peso específico do dióxido de carbono quando a temperatura é de e a pressão é de 400 kPa.
O cilindro de gás tem volume de e contém oxigênio a pressão absoluta de 12 MPa e uma temperatura de . Determine a massa do oxigênio no cilindro.
Se a pressão absoluta em um taque é de 140kPa, determine a coluna de pressão em mm de mercúrio hg sabendo que a pressão atmosférica é de 100kpa
A água em um lago tem temperatura média de . Se a pressão barométrica da atmosfera é 420 mmHg (mercúrio), determine a pressão manométrica e a pressão absoluta em uma profundidade de água de 14 m