Em termos das grandezas dadas, escreva uma expressão para o momento linear da partícula.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente escrever uma expressão para o momento linear de uma partícula usando as grandezas fornecidas. Aqui, estamos lidando com mecânica clássica, mais especificamente com conceitos de movimento. Para resolver isso, vamos precisar saber a massa da partícula e sua velocidade.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é momento linear. O momento linear (ou quantidade de movimento) de uma partícula é uma grandeza física que relaciona a massa da partícula à sua velocidade. Basicamente, ele nos diz “quanta coisa” uma partícula está transportando quando está se movendo.

Passo 3

A fórmula para calcular o momento linear ( p = m cdot v ) de uma partícula é dada pelo produto da sua massa ( ) pela sua velocidade ( ):

Resposta

A expressão para o momento linear da partícula é .

Exercícios relacionados

Usando estas aproximações, mostre que o campo magnético nos pontos do eixo z onde z gg ell pode ser escrito como
B=mu0 ms4 pi ell(1r1^2-1r2^2)
onde r1=z-ell / 2 e r2=z+ell / 2, e ms=n I pi ell R^2=N I pi R^2 é a magnitude do momento magnético do solenóide.
Qual o campo a uma distância r ll d no exterior de cada esfera? Justifique.
Seja B=B0[1+sen(k x+omega t)] y, com B0 uma constante positiva, o campo magnético correspondente a certa onda eletromagnética plana se propagando no vácuo.
26a
Usando as equações de Maxwell sem fontes calcule o campo elétrico correspondente a esta onda.
Se a corrente varia no tempo como I=I0 e^-f t, sendo I0 e f constantes positivas, determine a corrente induzida na espira e o sentido desta. Justifique sua resposta.