TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Na(s) questão(ões), as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g . Onde for necessário, use g =10 m / s^2 para o módulo da aceleração gravitacional.
Um raio luminoso se propaga de forma retilínea em um dado meio com uma velocidade de módulo v=5 times 10^6 m / s. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo vale, em módulo, v=3 times 10^8 m / s, e considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do índice de refração n desse material.
a) n=6.
b) n=12.
c) n=20.
d) n=30.
e) n=60.

Passo 1

Olá! Vamos resolver essa questão de óptica sobre o índice de refração. O enunciado nos informa a velocidade da luz no vácuo ($ v = 3 \times 10^{8} , m/s v = 3 times 10^8 , m/s v_{meio} = 5 \times 10^{6} , m/s $). Nosso objetivo é encontrar o índice de refração $ n $ desse material.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que é o índice de refração. Ele é uma medida de quanto a luz diminui sua velocidade ao passar de um meio para outro. A fórmula que relaciona a velocidade da luz no vácuo ($ c c v $) é:
v
Onde:
  • $ n $ é o índice de refração,
  • $ c = 3 \times 10^{8} , m/s $ é a velocidade da luz no vácuo,
  • $ v = 5 \times 10^{6} , m/s $ é a velocidade da luz no meio.

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores na fórmula:
n = 3 times 10^8 , m/s5 times 10^6 , m/s

Passo 4

Dividindo os números:
n = 35 times 10^810^6 = 0,6 times 10^2 = 60

Resposta

O índice de refração desse material é $ n = 60 $. Portanto, a alternativa correta é a e) $ n=60 $.

Exercícios relacionados

Um estudante encontra-se de pé em um local, cujo índice de refração é unitário, na borda de uma piscina completamente cheia de água com índice de refração N. O estudante percebe que a diferença entre a profundidade real e a profundidade aparente da piscina é exatamente igual a L. Sendo L a altura do azulejo quadrado utilizado no revestimento da piscina, é correto afirmar que o valor da profundidade real da piscina é
a) N L / N-1.
b) N L / N+1.
c) 2 NL .
d) 2 NL / N+1.
A lei de Snell-Descartes relaciona os ângulos formados entre os raios de luz e a reta normal com os índices de refração dos meios envolvidos na refração de um raio de luz e determina que o produto do seno do ângulo formado entre o raio de luz e a reta normal e o índice de refração do meio deve ser constante. Pode-se equacionar essa lei da seguinte forma:
n1 cdot sen theta1=n2 cdot sen theta2
Considerando o exposto, determine o ângulo de refração (ângulo entre o raio refratado e a reta Normal) que se forma quando um raio de luz incide na superfície da água, refletindo com um ângulo de 60^circ com a superfície. Sabe-se que o raio de luz é oriundo do ar (índice de refração
  1. e é refratado, passando a se propagar na água (índice de refração 1,33).
    a) 22^circ
    b) 40^circ
    c) 33^circ
    d) 10^circ
    e) 56^circ
Calcule os parâmetros R, G, L e C para: Uma linha com perdas com alpha=0,25 Np / m, beta=4,2 rad / m, Z0=100-j 5 Omega e f=60 MHz.
Calcule os parâmetros R, G, L e C para: Uma linha sem perdas com beta=3 rad / m, Z0=50 Omega e f=10 MHz.