Que tipos de forças intermoleculares devem ser superadas para transformar cada uma das espécies abaixo, a partir da fase líquida, em fase gasosa?
H2 S

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a pergunta está pedindo. A gente precisa descobrir quais tipos de forças intermoleculares precisam ser superadas para transformar o H2S da fase líquida para a gasosa. Vamos usar conceitos de química sobre forças intermoleculares para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar rapidamente quais são os principais tipos de forças intermoleculares:
  • Forças de London (ou de dispersão): Presentes em todas as moléculas, mesmo nas não polares. São causadas por flutuações temporárias na distribuição de elétrons.
  • Forças de dipolo-dipolo: Ocorrem entre moléculas que têm dipolos permanentes, ou seja, moléculas com regiões de carga positiva e negativa bem definidas.
  • Ligações de hidrogênio: Um tipo especial de força dipolo-dipolo que acontece quando o hidrogênio está ligado a átomos altamente eletronegativos como nitrogênio, oxigênio ou flúor.

Passo 3

Agora, vamos analisar a molécula de H2S. Essa molécula é polar porque o átomo de enxofre é mais eletronegativo que o hidrogênio, criando uma distribuição desigual de cargas. Portanto, H2S possui forças de dipolo-dipolo.
Além disso, todas as moléculas têm forças de London, então essas também estão presentes em H2S.
Quanto às ligações de hidrogênio, elas são fracas ou praticamente inexistentes em H2S porque o enxofre não é tão eletronegativo quanto o nitrogênio, oxigênio ou flúor, que são os elementos mais comuns que formam ligações de hidrogênio fortes.

Passo 4

Para transformar o H2S líquido em gás, precisamos fornecer energia para quebrar as forças intermoleculares que mantêm as moléculas juntas no estado líquido. No caso do H2S, essas forças são as forças de dipolo-dipolo e as forças de London. As ligações de hidrogênio não são relevantes aqui porque elas são praticamente inexistentes nesse composto.

Resposta

Para transformar o H2S da fase líquida para a gasosa, é necessário superar as forças de dipolo-dipolo e as forças de London (dispersão).

Exercícios relacionados