Quais os tipos de forças intermoleculares principais, presentes em cada composto.
CH2=CHCl

Passo 1

Ok, vamos entender o que a questão está pedindo. Queremos identificar os tipos de forças intermoleculares que estão presentes na molécula de CH2=CHCl. Para isso, vamos precisar conhecer os principais tipos de forças que atuam entre as moléculas, como as forças de London (dispersão de Van der Waals), forças dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio.

Passo 2

Primeiro, vamos analisar a estrutura da molécula CH2=CHCl. Ela possui uma dupla ligação entre os dois carbonos e um átomo de cloro ligado a um dos carbonos. A presença do cloro, que é mais eletronegativo, faz com que a molécula seja polar, ou seja, tenha uma distribuição desigual de cargas elétricas.

Passo 3

Como a molécula é polar, ela apresenta forças dipolo-dipolo, que são interações entre as extremidades positivas e negativas de moléculas vizinhas. Além disso, todas as moléculas possuem forças de London, que são forças de atração temporária devido à movimentação dos elétrons.

Passo 4

Não há hidrogênio diretamente ligado a átomos altamente eletronegativos (como oxigênio, nitrogênio ou flúor) na molécula de CH2=CHCl, então não ocorrem ligações de hidrogênio.

Resposta

As forças intermoleculares presentes na molécula de CH2=CHCl são as forças de London (dispersão de Van der Waals) e as forças dipolo-dipolo.

Exercícios relacionados