Todas as entradas de uma matriz triangular superior são determinadas pelas entradas que ocorrem na diagonal principal e acima dela.

Passo 1

Vamos primeiro entender o que o enunciado está dizendo. A questão fala sobre matrizes triangulares superiores, que fazem parte da matéria de Álgebra Linear. Precisamos compreender como as entradas dessas matrizes são determinadas, especialmente aquelas que estão na diagonal principal e acima dela.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é uma matriz triangular superior. Uma matriz quadrada é dita triangular superior se todos os elementos abaixo da diagonal principal são zero. Ou seja, apenas os elementos na diagonal principal e acima dela podem ter valores diferentes de zero.
Matematicamente, para uma matriz de ordem , ela é triangular superior se:
Isso significa que, para cada linha , os elementos com são zero.

Passo 3

Agora, vamos pensar em como isso determina todas as entradas da matriz. Como os elementos abaixo da diagonal são zeros, as únicas entradas que precisamos definir para conhecer toda a matriz são:
  1. Diagonal Principal: Onde . Estes elementos são importantes porque determinam a “forma” da matriz.
  2. Acima da Diagonal Principal: Onde . Estes elementos podem ser quaisquer números.
Portanto, se soubermos os valores na diagonal principal e acima dela, já sabemos todos os elementos da matriz, já que os demais são zero.

Passo 4

Vamos ilustrar isso com um exemplo simples. Considere uma matriz :
Aqui, os elementos abaixo da diagonal principal ( ) são todos zero. Portanto, os únicos elementos que determinam toda a matriz são e .

Passo 5

Essa característica simplifica muitos cálculos em álgebra linear, como a determinação do determinante ou a resolução de sistemas lineares, já que trabalhar com matrizes triangulares é mais fácil devido à quantidade reduzida de elementos não nulos.

Resposta

Todas as entradas de uma matriz triangular superior são completamente determinadas pelos elementos da diagonal principal e pelos elementos acima dela, já que os elementos abaixo da diagonal são zero.

Exercícios relacionados

Para e , sejam as funções definidas por soma dos elementos da i-ésima linha de e soma dos elementos da j-ésima coluna de a. Prove que são L.D. no espaço vetorial mas o conjunto é L.I. .
Ache uma seqüência infinita de subespaços vetoriais de tais que: (a) ; (b) se .
Se e são matrizes tais que é simétrica, então e são simétricas.
A soma de uma matriz triangular superior e uma triangular inferior é uma matriz diagonal.