TRABALHO, CALOR E DIAGRAMA PV - Um volume de 4 litros de gás ideal diatômico está, inicialmente, a 300 K e 200 kPa . Após sofrer uma expansão isotérmica até uma pressão de 100 kPa e mais outra isobárica até seu volume ser 10 litros (com temperatura final de 260 K ), perguntase: c) Calcule o trabalho na etapa isotérmica,

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um gás ideal diatômico com 4 litros de volume, na temperatura inicial de 300 K e pressão de 200 kPa. Esse gás passa por uma expansão isotérmica até a pressão de 100 kPa. Nosso foco aqui é calcular o trabalho feito nessa etapa isotérmica. Para isso, vamos usar a fórmula do trabalho em processos isotérmicos de um gás ideal.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula para calcular o trabalho em uma expansão isotérmica. Em processos isotérmicos (temperatura constante), o trabalho é dado por:
Aqui:
  • é a pressão inicial,
  • é o volume inicial,
  • é o volume final,
  • é o logaritmo natural.
Essa fórmula vem da integração da equação de estado dos gases ideais durante uma expansão ou compressão isotérmica.

Passo 3

Agora, precisamos encontrar o volume final após a expansão isotérmica. Sabendo que a temperatura permanece constante, podemos usar a relação:
Onde:
  • é a pressão final,
  • é o volume final.
Vamos isolar :
Então, o volume final após a expansão isotérmica é de 8 litros.

Passo 4

Agora que temos todos os valores, vamos substituir na fórmula do trabalho:
Simplificando:
Sabendo que :

Resposta

O trabalho realizado na etapa isotérmica é de aproximadamente 554 J.

Exercícios relacionados

TRABALHO, CALOR E DIAGRAMA PV - Um volume de 4 litros de gás ideal diatômico está, inicialmente, a 300 K e 200 kPa . Após sofrer uma expansão isotérmica até uma pressão de 100 kPa e mais outra isobárica até seu volume ser 10 litros (com temperatura final de 260 K ), perguntase: a) Calcule o número de mols deste gás.
SOBRE O TRABALHO - Diferentemente do gás ideal, a energia interna do gás de van der Waals também depende do volume e pode ser escrita como , em que e são constantes. b) Calcule as capacidades caloríficas e para o gás de van der Waals. (explicite seus cálculos)
TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA TÉRMICA - Um certo objeto de massa e calor específico possui temperatura inicial . Ele está exposto ao ambiente, que por sua vez possui temperatura . O objeto se resfria através de processos complexos e a lei que governa tal resfriamento é dada por , em que corresponde à área superficial do objeto e à temperatura num instante ( também é uma constante). a) Obtenha a temperatura deste objeto em função do tempo, ou seja, .
SOBRE O TRABALHO - Diferentemente do gás ideal, a energia interna do gás de van der Waals também depende do volume e pode ser escrita como , em que e são constantes. a) Faça a análise dimensional dessas duas constantes (utilize tudo no SI).