…Qual é o trabalho realizado pela força de 25 N, ao longo de um arco de um quarto de círculo, tendo o centro na borda do disco e raio de 12 cm?

Passo 1

Então, pelo que eu entendi, a gente precisa calcular o trabalho feito por uma força de 25 N que move algo ao longo de um arco que é um quarto de círculo. O centro desse círculo está na borda do disco, e o raio desse círculo é de 12 cm. Vamos usar conceitos de trabalho em física e um pouco de geometria para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que o trabalho realizado por uma força é dado pela fórmula:
Aqui, é a força aplicada e é o deslocamento na direção da força. Porém, como estamos lidando com um movimento em um arco de círculo, precisamos considerar o deslocamento na direção tangente ao círculo.

Passo 3

Como a força está agindo ao longo do arco, ela está sempre perpendicular ao raio do círculo. Isso significa que o ângulo entre a força e o deslocamento é de 90 graus. Sabemos que o cosseno de 90° é zero, então:

Passo 4

Uma vez que o trabalho depende do componente da força na direção do deslocamento, e nesse caso a força é sempre perpendicular ao deslocamento, o trabalho realizado pela força é zero.

Resposta

O trabalho realizado pela força é 0 Joules.

Exercícios relacionados

Considere o pulsar do Caranguejo, discutido na Seção . Justifique a afirmativa de que a perda de energia rotacional é rivalente à potência emitida por 100000 estrelas. A potência total radiada pelo Sol é cerca de . Suponha que o pulsar tenha . Uma bicicleta de 14 kg tem rodas de 1,2 m de diâmetro roma uma de com unsa de ciclista é 38 kg. Esime a fração da energia total do sistema ciclista-bicicleta que está sociada à rotação das rodas.
…Com base em toda a análise, considere que a energia cinética total do sistema é a soma da energia cinética rotacional do disco e da energia cinética translacional gerada pelo movimento do centro de massa do disco.
  • Um disco de 12 cm de raio e um peso de 50 N, rotacionando em torno de seu eixo, tem um momento de inércia de 0,1kgm2.
    Determina a aceleração angular que o disco adquire se a força de 25 N for aplicada em sua borda.
Após o pistão ser deslocado do equilíbrio e liberado, ele oscila para cima e para baixo. Ache a frequência dessas pequenas oscilações. Se o deslocamento não for pequeno, as oscilações são harmônicas simples? Como você pode saber?