Um transistor BJT operando na região ativa possui beta = 219,94. Determine o valor de betam.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre um transistor BJT que está funcionando na região ativa e nos dá o valor de beta = 219,94. A nossa missão é determinar o valor de betam.
Matéria envolvida: Eletrônica de semicondutores, especificamente sobre transistores Bipolares de Junção (BJT) e seus parâmetros de ganho.
O que vamos precisar: Entender a relação entre beta e betam e aplicar a fórmula correta para encontrar betam.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é beta. No contexto dos transistores BJT, beta é conhecido como o ganho de corrente contínua ou a corrente de coletor para a corrente de base, representado por:
beta = ICIB
Agora, precisamos entender o que é betam. Geralmente, betam representa o ganho máximo de corrente que o transistor pode alcançar. Em muitos casos, betam está relacionado ao beta fornecido pelo fabricante, mas também pode levar em consideração fatores adicionais do circuito.

Passo 3

Para encontrar betam, vamos utilizar a relação entre beta e betam. Uma relação comum encontrada na teoria de transistores é que betam é igual a beta + 1. Isso se deve ao fato de que betam considera também a contribuição da corrente de emissor.
Então, a fórmula fica:
betam = beta + 1

Passo 4

Agora, vamos substituir o valor de beta que foi dado no problema:
betam = 219,94 + 1

Passo 5

Fazendo a soma, temos:
betam = 220,94

Resposta

O valor de betam é 220,94.

Exercícios relacionados