Trechos do oleoduto que atravessa o Alasca encontram -se acima do solo e são sustentados por suportes verticais de aço ( ) que possuem 1 m e área de seção transversal que possuem comprimento de 1m e área de seção transversal de . Em condições normais de operação, sabe-se que a variação da temperatura ao longo do comprimento do suporte é governada por uma expressão com a forma:
Na qual T e x possuem unidades de e metros, respectivamente. Variações de temperatura na seção transversal do suporte são pequenas. Determine a temperatura e a taxa de condução de calor na junção suporte -oleoduto ( ) e na interface suporte - solo ( ). Explique as diferenças entre as taxas de transferência de calor.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um trecho de oleoduto no Alasca sustentado por suportes de aço. A temperatura ao longo do suporte varia segundo a equação , onde está em graus Celsius e em metros. A gente precisa encontrar a temperatura e a taxa de condução de calor nos pontos de junção entre o suporte e o oleoduto ( ) e entre o suporte e o solo ( m). Para isso, vamos usar conceitos de condução de calor e derivadas.

Passo 2

Primeiro, vamos achar a temperatura nos dois pontos mencionados substituindo os valores de na equação dada.
Para :
Para :
Então, a temperatura no ponto de junção suporte-oleoduto é de e no ponto suporte-solo é de .

Passo 3

Agora, vamos calcular a taxa de condução de calor nesses pontos. A taxa de condução de calor pode ser encontrada usando a lei de Fourier na forma unidimensional:
onde:
  • é a condutividade térmica do material ( ),
  • é o gradiente de temperatura.
Primeiro, precisamos encontrar a derivada da função :

Passo 4

Agora, vamos calcular nos pontos e :
Para :
Para :

Passo 5

Agora, aplicamos a lei de Fourier para encontrar :
Para :
Para :

Resposta

A temperatura na junção suporte-oleoduto ( ) é e a taxa de condução de calor é . Na interface suporte-solo ( m), a temperatura é e a taxa de condução de calor é . A diferença nas taxas de transferência de calor ocorre porque o gradiente de temperatura é mais acentuado no ponto , resultando em uma maior taxa de condução de calor naquele local.

Exercícios relacionados

Um tanque aberto para a atmosfera é preenchido com água até uma altura de 15 m . Um duto, com diâmetro de 40 mm , próximo a parte inferior do tanque é aberto, e a água escoa para fora da saída arredondada e lisa. Determine a velocidade da água na saída e a vazão.
Um cano de água quente, com raio , tem a temperatura . cano tem camada de isolamento espessa, para reduzir a perda térmica, com raio externo e temperatura . Desenvolver a distribuição de temperatura, em coordenadas cilíndricas ( ), no caso de uma transferência de calor em regime permanente, unidimensional, com propriedades constantes. Considere e . Considere: número de letras do seu nome completo número de letra do seu primeiro nome e sua idade e (a sua idade -mm ).
Uma mangueira conectada a um bocal é usada para encher um recipiente de 50 litros. O diâmetro interno da mangueira é de 2 cm , e se reduz a 1 cm na saída do bocal. São necessários 60 s para encher o reservatório. Determine:
a) As vazões de volume e massa de água através da mangueira;
A reação em fase líquida ) é realizada em um reator batelada operado a temperatura constante. O volume do reator, 50 L , é constante. A reação é de primeira ordem em relação a ambos os reagentes. A constante da velocidade de reação é de . Calcule o tempo de reação para alcançar de conversão. O reator é carregado com 50 mols de A e 50 mols de B.
Determine as concentrações de A, B e C.
Faça o balanço molar para a espécie B em função da conversão e determine o tempo em função da conversão.