Uma turbina é alimentada com de água por meio de um tubo com 50 cm de diâmetro, e a água é descarregada por meio de um tubo com 60 cm de diâmetro. Determine a queda de pressão através da turbina, se ela fornece 100 kW . Adotar .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma turbina que está recebendo água a uma certa taxa e sendo descarregada por um tubo diferente. A gente precisa descobrir qual é a diferença de pressão ( ) que a turbina está causando, sabendo que ela está fornecendo 100 kW de potência. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre fluídica, que é a parte da física que estuda o comportamento dos fluidos em movimento. Vamos usar algumas fórmulas básicas de fluxo de fluidos e potência.

Passo 2

Primeiro, vamos garantir que todas as unidades estão compatíveis. O enunciado nos dá a taxa de fluxo em litros por segundo, mas para facilitar os cálculos, vamos converter isso para metros cúbicos por segundo.
Sabemos que:
Então, para converter 900 L/s:

Passo 3

Agora, vamos relacionar a potência fornecida pela turbina com a diferença de pressão. A potência ( ) em um fluido pode ser relacionada à diferença de pressão ( ) e à taxa de fluxo ( ) pela fórmula:
Essa fórmula basicamente diz que a potência é igual à diferença de pressão vezes a quantidade de fluido que passa por segundo.

Passo 4

Queremos encontrar a diferença de pressão, então vamos isolar na fórmula:
Substituindo os valores que temos:

Passo 5

Agora é só fazer a conta para encontrar :
Como geralmente expressamos pressão em kilopascais (kPa), vamos converter:

Resposta

A queda de pressão através da turbina é de aproximadamente 111,11 kPa.

Exercícios relacionados

O motor de um veículo tem uma eficiência térmica de e, além de tracionar as rodas do véculo, aciona o sistema de ar condicionado e outros equipamentos auxiliares. Em um dia quente o sistema de ar condicionado retira ar externo e o esfria até , em seguida levando-o ao duto de insuflamento da cabine, consumindo no total de potência. Admita que o coeficiente de eficácia do sistema de ar condicionado seja metade do valor do mesmo operando segundo Carnot. Encontre a quantidade de energia que o combustível deve fornecer ao motor do automóvel e que será consumido pelo sistema de refrigeração. Determine também a vazão mássica que o sistema de ar condicionado consegue suportar bem como seu coeficiente de eficácia.
Um tanque cilíndrico com raio de 0,3m e altura de , cheio de água até o topo, gira em torno de um eixo vertical à velocidade 80 rpm . Determinar:
(a) O volume de água que será derramado
(b) A pressão em dois pontos do fundo do tanque, no eixo e junto à parede lateral
Prof. Mauro Lúcio Naves Oliveira
1Questão: Considere uma batata (arredondada) sendo assada em um forno. Você modelaria a transferência de calor para a batata como uni, bi ou tridimensional? A transferência de calor é permanente ou transiente? Qual sistema de coordenadas você utilizaria para analisar este problema de transferência de calor e onde você

definiria a origem do sistema? Justifique.
3ạuestão: uma aleta de alumínio com condutividade térmica de de espessura e 75 mm de comprimento se projeta de uma parede. Sua base é mantida a e a temperatura ambiente é de , com coeficiente convectivo de transferência de energia de . Calcular a perda térmica por unidade de profundidade da aleta.