(UEL-PR) Um trem de 200 m de comprimento, com velocidade escalar constante de , gasta 36 s para atravessar completamente uma ponte. A extensão da ponte, em metros, é de:
a) 200
b) 400
c) 500
d) 600
e) 800

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse problema juntos! A gente tem um trem que mede 200 metros e está indo a uma velocidade constante de 60 km/h. Ele leva 36 segundos para passar completamente uma ponte. Nosso objetivo é descobrir o comprimento dessa ponte. Para resolver isso, vamos usar conceitos de velocidade, tempo e distância.

Passo 2

Primeiro, precisamos converter a velocidade do trem de quilômetros por hora para metros por segundo, para facilitar os cálculos. A fórmula para isso é:
Então, substituindo os valores:

Passo 3

Agora, vamos entender o que significa o trem “atravessar completamente” a ponte. Isso quer dizer que o trem tem que percorrer a distância equivalente ao comprimento dele mais o comprimento da ponte. Ou seja:
â
Sabemos que a distância total também pode ser calculada multiplicando a velocidade pelo tempo:
â

Passo 4

Vamos igualar as duas expressões para a distância total e resolver para o comprimento da ponte ( ):
Calculando o lado direito:

Passo 5

Agora, isolamos :

Resposta

A extensão da ponte é de 400 metros. A opção correta é a letra b) 400.

Exercícios relacionados

(PUCC-SP) Andrômeda é uma galáxia distante anos-luz da Via Láctea, a nossa galáxia. A luz proveniente de Andrômeda, viajando à velocidade de , percorre a distância aproximada até a Terra, em quilômetros, igual a:
a)
b)
c)
d)
e)
in SI units. This function is plotted from to on the graph below. We have not shown the -vs-t graph here; it is a descending straight line from to .
(Fameca-SP) De um avião descrevendo uma trajetória paralela ao solo, com velocidade , é abandonada uma bomba de uma altura de 2000 m do solo, exatamente na vertical que passa por um observador colocado no solo. O observador ouve o
A velocidade do avião no instante do lançamento da bomba era, em quilômetros por hora, um valor mais próximo de:
a) 200
b) 210
c) 180
d) 300
e) 150
(FURRN) As funções horárias de dois trens que se movimentam em linhas paralelas são: e e , onde o espaço está em quilômetros e o tempo está em horas. Sabendo que os trens estão lado a lado no instante , a diferença - , em quilômetros, é igual a:
a) 30
b) 40
c) 60
d) 80
e) 100