Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada em termos de uma função genérica :

Passo 1

Beleza, vamos lá! O problema pede para a gente usar a equação de onda para descobrir a velocidade de uma onda, que está descrita por uma função genérica . Então, vamos precisar entender o que é a equação de onda e como ela relaciona a forma da onda com a sua velocidade.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a equação de onda. Ela descreve como uma onda se propaga no espaço e no tempo e é dada por:
Aqui, é a função que descreve a onda, e é a velocidade que queremos encontrar.

Passo 3

Nosso objetivo é isolar na equação. Para isso, vamos rearranjar a fórmula para resolver . Primeiro, observamos que a equação de onda relaciona as segundas derivadas de em relação ao tempo e ao espaço, multiplicadas por .

Passo 4

Vamos dividir ambos os lados da equação por para isolar :

Passo 5

Agora, para encontrar a velocidade , basta tirar a raiz quadrada de ambos os lados:

Resposta

A velocidade da onda é dada por:

Exercícios relacionados

Determine a variação de entropia de um corpo quando é colocado em contato térmico com um reservatório térmico à temperatura . Suponha que inicialmente o corpo esteja a uma temperatura e que a capacidade térmica isocórica do corpo seja constante. Determine também o máximo de trabalho que se pode obter quando o corpo passa do estado inicial ao estado de equilíbrio com o reservatório.
Para um gás perfeito com capacidades caloríficas constantes, demonstre que: A compressibilidade adiabática e:
No instante , a corrente num circuito énulae cresce até a metade do seu valor tinal em . (a) Qual a constante de tempo deste circuito? (b) Se a resistência do circuito for , qual a auto-indutância?
Um solenóide tem espiras por unidade de comprimento, raio e conduz uma corrente . (d) Uma grande bobina circular de raio maior que , com espiras, envolve o solenóide numa região afastada das extremidades do solenóide. Achar o fluxo magnético através da bobina. (b) Uma pequena bobina circular, com espiras e raio menor que , está no interior do solenóide, afastada das extremidades do solenóide, e com o seu eixo paralelo ao eixo do solenóide. Achar o fluxo magnético através desta bobina.