Use a Regra da Cadeia para achar ou .

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que o exercício está pedindo. Temos uma função , onde e . A matéria que estamos usando aqui é a Regra da Cadeia na cálculo diferencial, que nos ajuda a encontrar a derivada de uma função composta. Para resolver isso, vamos precisar aplicar a regra da cadeia para derivar em relação a .

Passo 2

Primeiro, vamos entender a função . Ela depende de e , que, por sua vez, dependem de . Então, usamos a Regra da Cadeia para derivar em relação a . A regra diz que:

Passo 3

Vamos calcular as derivadas parciais de em relação a e :

Passo 4

Agora, vamos derivar e em relação a :
é
é

Passo 5

Substituímos tudo de volta na fórmula da Regra da Cadeia:

Passo 6

Agora, substituímos e :

Resposta

A derivada de em relação a é:

Exercícios relacionados

Um indivíduo compra um carro por , sem entrada. Paga o carro em trinta prestações mensais iguais, com juro à taxa de ao ano, capitalizada mensalmente. Qual é o valor da prestação mensal?
Joana planeja economizar no banco para usar o dinheiro em dezembro. Deposita mensalmente, começando em de março e continuando até de novembro. Em de dezembro, Joana retirará todo o dinheiro. Se o banco paga ao mês de juro, quanto Joana receberá em de dezembro?
Em de janeiro, José comprou um carro usado por , para pagamento como se segue: de entrada, o saldo em 36 pagamentos mensais iguais. O primeiro pagamento vence em de fevereiro; a taxa anual de juro é , capitalizada mensalmente.
b. Tendo ganho dinheiro o suficiente durante o inverno, José decidiu quitar a dívida do carro em de outubro. Quanto José deve nesta data?
Resolva a equação diferencial dada pelo método dos coeficientes a determinar.