Utilizando os conceitos da análise dimensional, mostre que o coeficiente de sustentação, , é uma função do número de Reynolds, ou seja, .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para usar análise dimensional para mostrar que o coeficiente de sustentação é uma função do número de Reynolds . Basicamente, vamos usar as dimensões das grandezas envolvidas para chegar nessa conclusão.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar todas as grandezas envolvidas na expressão do coeficiente de sustentação :
  • : Força de sustentação (dimensão de força)
  • : Pressão dinâmica (dimensão de pressão)
  • : Comprimento (no caso, a corda da asa)
  • : Número de Reynolds (dimensão adimensional)

Passo 3

Agora, vamos expressar as dimensões de cada grandeza envolvida:
  • Força ( ):
  • Pressão dinâmica ( ):
  • Comprimento ( ):
  • Número de Reynolds ( ): é adimensional, então

Passo 4

A expressão do coeficiente de sustentação é:
Substituindo as dimensões:
Isso mostra que é uma grandeza adimensional.

Passo 5

Segundo o Teorema de Buckingham Pi, se temos grandezas que envolvem dimensões fundamentais, podemos formar grupos adimensionais. Aqui, as grandezas envolvidas são , , e (pois e já estão incluídos nas dimensões).
Como é a única grandeza adimensional, concluímos que depende apenas de .

Resposta

Portanto, utilizando a análise dimensional, mostramos que o coeficiente de sustentação é uma função do número de Reynolds, ou seja:

Exercícios relacionados

Admitindo que o escoamento seja invíscido e sabendo que a distribuição de deste perfil, sob tais condições do escoamento não-perturbado é tal que: . Determine: O coeficiente de arrasto, .
Pede-se: Determine as coordenadas do centro do círculo no plano que mapeia o aerofólio no plano .
Usando a separação de variáveis, mostre que a parte radial da função de onda do elétron satisfaz a equação diferencial radial:
Usando coordenadas esféricas, aplique o método de separação de variáveis para resolver a equação de autovalores de energia e autoestados de energia.
(a) Faça a separação de variáveis . Mostre que a parte angular pode ser escrita como harmônicos esféricos fazendo a separação em e em . Discuta os rótulos e associados aos harmônicos esféricos. Explique e discuta quais são os possíveis valores.