Utilizando os dados do exercício anterior, considerar que nas estimativas do volume faturável, foi incorporado o valor de 7,6 milhões de por ano, correspondente ao valor do benefício econômico resultante da substituição de mananciais que operam em situação crítica, o que não implica em benefícios financeiros. Considerando que a TMA da empresa que opera o sistema é de ao ano, verificar: a) se o projeto é viável financeiramente? b) o impacto em termos de viabilidade financeira de se receber uma ajuda a fundo perdido, correspondente a três parcelas de , e , respectivamente nos anos 0,1 e 2.

Passo 1

Beleza, vamos resumir o que a questão está pedindo. Temos um projeto que inclui um benefício econômico de 7,6 milhões de por ano devido à substituição de mananciais em situação crítica. A taxa mínima de atratividade (TMA) da empresa é de ao ano. Precisamos verificar duas coisas:
a) Se o projeto é financeiramente viável.
b) Como a viabilidade financeira é afetada se a empresa receber ajuda a fundo perdido em três parcelas nos anos 0, 1 e 2.
Para resolver isso, vamos usar conceitos de valor presente líquido (VPL) e análise de fluxo de caixa.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa a taxa mínima de atratividade (TMA). A TMA é a taxa de retorno mínima que a empresa espera obter de seus investimentos. Se o retorno do projeto for maior que a TMA, o projeto é considerado viável financeiramente.

Passo 3

Vamos calcular o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto. O VPL é a diferença entre o valor presente dos benefícios e o valor presente dos custos. A fórmula do VPL é:
Onde:
  • é o fluxo de caixa no ano .
  • é a taxa mínima de atratividade.
  • é o valor que a empresa vai investir no projeto.

Passo 4

Assumindo que o benefício de 7,6 milhões de por ano se converte em um fluxo de caixa positivo constante ao longo dos anos, precisamos determinar esse valor em termos financeiros. Se não tivermos essa informação, vamos considerar um fluxo de caixa anual constante .
Então, o VPL fica:
Sem valores específicos, não podemos calcular o VPL numericamente, mas o processo seria esse.

Passo 5

Para a parte b), vamos considerar a ajuda a fundo perdido. Isso significa que a empresa recebe dinheiro que não precisa ser devolvido, o que melhora o fluxo de caixa.
As parcelas são:
  • Ano 0:
  • Ano 1:
  • Ano 2:
Vamos incluir esses valores no nosso cálculo do VPL como fluxos de caixa positivos adicionais.

Passo 6

O novo VPL com a ajuda fica:
Isso mostrará como a ajuda a fundo perdido impacta a viabilidade financeira do projeto.

Resposta

Sem os valores específicos do fluxo de caixa e do investimento inicial, não podemos determinar numericamente a viabilidade financeira. No entanto, seguindo os passos acima, você pode calcular o VPL tanto sem a ajuda a fundo perdido (para a parte a) quanto com a ajuda (para a parte b)). Se o VPL for positivo em ambos os casos, o projeto é financeiramente viável, e a ajuda a fundo perdido aumenta ainda mais essa viabilidade.

Exercícios relacionados

Em um circuito contendo apenas um resistor e um capacitor, as expressões para a tensão e para a corrente são:
Determine a constante de tempo do circuito (em ms );
Em um circuito contendo apenas um resistor e um capacitor, as expressões para a tensão e para a corrente são:
Determine R;
Obtenha a transformada de Laplace de:
Obtenha a transformada de Laplace de: