Um vaso de está pendurado a de altura de uma mesa de de altura. Determine a energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa e ao solo.

Passo 1

Beleza, vamos resolver juntos esse exercício! O enunciado pede para calcular a energia potencial gravitacional de um vaso em relação à mesa e ao solo. Para isso, vamos usar o conceito de energia potencial gravitacional da física, que depende da massa do objeto, da aceleração da gravidade e da altura em que o objeto está em relação ao ponto de referência.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os dados que temos:
  • Massa do vaso,
  • Altura do vaso em relação à mesa,
  • Altura da mesa em relação ao solo,
  • Aceleração da gravidade, (valor padrão)

Passo 3

A energia potencial gravitacional ( ) é calculada pela fórmula:
Onde:
  • é a massa,
  • é a aceleração da gravidade,
  • é a altura em relação ao ponto de referência.

Passo 4

Primeiro, vamos calcular a energia potencial do vaso em relação à mesa. Nesse caso, a altura que vamos usar é apenas .

Passo 5

Agora, vamos calcular a energia potencial do vaso em relação ao solo. Para isso, precisamos considerar a altura total do vaso em relação ao solo, que é a soma da altura da mesa e da altura do vaso sobre a mesa:
Agora, aplicamos a fórmula da energia potencial:

Resposta

A energia potencial gravitacional do vaso é de 23,54 joules em relação à mesa e de 31,39 joules em relação ao solo.

Exercícios relacionados

Um bloco de ferro de massa igual a 1 kg encontra-se preso sobre uma mola vertical que está deformada 10 cm com relação à sua posição de equilíbrio. Após o bloco ser solto, ele é arremessado verticalmente para cima. Sendo o sistema livre de forças dissipativas e a constante elástica da mola equivalente a , determine a altura máxima que o bloco alcançará.
Sob a ação de uma força constante, um corpo de massa adquire, a partir do repouso, a velocidade de .
b) Se o corpo sofreu um deslocamento de 25 m, qual é o valor da força aplicada?
Um barco leva para ir de um ponto a um ponto , situados sobre a mesma margem de um rio, deslocando-se no sentido contrário ao da corrente. Quando volta do ponto B ao ponto A , o barco gasta a metade desse tempo. A velocidade do barco em relação à água é constante e igual a . Calcule (a) a distância AB e (b) a velocidade da correnteza.
Usando a função delta de Dirac para distribuições de cargas pontuais, demonstre que o momento de dipolo de um par de cargas pontuais provém da definição geral .