Quando um veículo realiza uma curva, estará sob a ação de uma aceleração (a aceleração centrípeta) e portanto não configura uma situação de equilíbrio. É possível tratar esta situação como o veículo em equilíbrio em um referencial não inercial no qual age uma pseudoforça direcionada para fora da curva atuando no centro de gravidade do veículo. Esta pseudoforça é denominada força centrífuga e dada por , onde é a velocidade escalar com que se percorre a curva e r é o raio da curva. Considere os dois veículos ilustrados abaixo, em que L representa a distância entre as duas rodas de um mesmo eixo e h é a altura do centro de gravidade do veículo a partir do solo. Qual é a máxima velocidade com que cada veículo poderá realizar uma curva cujo raio de curvatura seja de 60 m sem que haja capotamento?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que está acontecendo no problema. Temos veículos fazendo uma curva com raio de 60 metros. Queremos descobrir qual é a velocidade máxima que cada veículo pode ter nessa curva sem que ele capote, ou seja, sem que ele tenda a tombar para fora da curva. Para isso, vamos usar conceitos de força centrífuga e equilíbrio de torques, precisando das medidas (distância entre as rodas de um mesmo eixo) e (altura do centro de gravidade do veículo).

Passo 2

Quando um veículo faz uma curva, ele está sujeito a uma força chamada força centrífuga, que tenta empurrá-lo para fora da curva. A fórmula para calcular essa força centrífuga ( ) é:
Onde:
  • é a massa do veículo,
  • é a velocidade do veículo,
  • é o raio da curva (60 metros neste caso).

Passo 3

Para evitar que o veículo capote, a força centrífuga não pode ser tão grande a ponto de desequilibrar o veículo. Isso significa que o torque (ou momento) gerado pela força centrífuga deve ser menor ou igual ao torque gerado pelo peso do veículo que mantém ele estável. A condição para isso é:
Onde é a aceleração da gravidade ( ).

Passo 4

Observamos que a massa aparece nos dois lados da desigualdade e pode ser cancelada, simplificando a equação:

Passo 5

Agora, vamos isolar para encontrar a velocidade máxima:

Passo 6

Para encontrar a velocidade máxima ( ), tiramos a raiz quadrada de ambos os lados:

Resposta

A velocidade máxima com que cada veículo pode realizar a curva de raio 60 metros sem capotamento é:
Ou, simplificando os valores:
Assim, substitua e pelos valores específicos de cada veículo para calcular a velocidade máxima permitida.

Exercícios relacionados

Um túnel de 152 m de comprimento, de altura e de largura (com teto plano) é construído a abaixo do solo. O teto do túnel será totalmente sustentado por colunas retangulares de aço, cuja tensão de ruptura é . A área da seção transversal de cada coluna tem área de . (a) Qual o peso total suportado pelas colunas? (b) Quantas colunas serão necessárias para que a tensão suportada por cada uma seja a metade da tensão de ruptura?
Uma escada norte-americana uniforme de comprimento 40pés (1pé=0,3048m) pesa 80 libras (1libra=0,4536kg) faz um ângulo de com o chão e está apoiada em uma parede sem atrito. O coeficiente de atrito estático entre a escada e o chão é 0,5. Que distância ao longo da escada um homem norte-americano pesando 200 libras poderá subir sem que a escada escorregue?
Seja .
d) Utilizando as informações acima, faça um esboço do gráfico de .
A mangueira de um jardim possui um diâmetro de e está ligada a um irrigador que consiste em um recipiente munido de 14 pequenos orifícios, cada um dos quais com diâmetro de . A velocidade da água na mangueira vale . Calcule a velocidade da água ao sair dos orifícios.