Verificar se os conjuntos são subespaços :
.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. A gente precisa verificar se o conjunto é um subespaço de , que é o conjunto de todas as matrizes 2x2 com números reais. O conjunto é definido por:
Para isso, vamos precisar verificar três coisas principais: se não está vazio (tem o zero), se é fechado sob adição e se é fechado sob multiplicação por escalar.

Passo 2

Primeiro, vamos ver se o conjunto não está vazio. Para isso, a gente precisa checar se a matriz zero está em . A matriz zero é:
Vamos ver se ela satisfaz as condições de :
Ambas as igualdades são verdadeiras, então a matriz zero está em .

Passo 3

Agora, vamos ver se é fechado sob adição. Ou seja, se pegarmos duas matrizes qualquer de e somarmos elas, o resultado ainda está em . Vamos considerar duas matrizes em :
Como e estão em , temos:
Somando e :
Vamos checar as condições para :
Como as duas igualdades são verdadeiras, está em .

Passo 4

Por último, vamos ver se é fechado sob multiplicação por escalar. Ou seja, se pegarmos uma matriz qualquer de e multiplicarmos por um número real, o resultado ainda está em . Seja:
E um escalar . Então:
Vamos checar as condições para :
Ambas as igualdades são verdadeiras, então está em .

Resposta

Como contém a matriz zero, é fechado sob adição e é fechado sob multiplicação por escalar, concluímos que é um subespaço de .

Exercícios relacionados

Sejam curvas regulares, parametrizadas pelo comprimento de arco, tal que, para cada , a curvatura e a torção de e em não se anulam. Prove que, se os vetores binormais das duas curvas coincidem, isto é, , então e são congruentes.
Verificar se os conjuntos são subespaços :
do
Verificar se o conjunto é um subespaço do . .
Não sendo apresente as propriedades que falham.
Sejam curvas regulares congruentes, tal que . Prove que existe uma única isometria tal que , exceto quando e neste caso existem exatamente duas.