Verifique se [ll1 & 1 0 & 3],[ll2 & 3 1 & 0],[ll0 & 3 0 & 1] são LI ou LD.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício que pede para verificar se as matrizes 1 & 1 0 & 3, 2 & 3 1 & 0 e 0 & 3 0 & 1 são Linearmente Independentes (LI) ou Linearmente Dependentes (LD). Para isso, vamos usar conceitos de Álgebra Linear, especificamente sobre combinação linear e sistemas lineares. Precisamos verificar se existe uma combinação linear dessas matrizes que resulte na matriz zero, além da solução trivial onde todos os coeficientes são zero.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa ser linearmente independente. Dizemos que um conjunto de vetores (ou matrizes, nesse caso) é linearmente independente se a única solução para a combinação linear igual a zero é aquela em que todos os coeficientes são zero. Ou seja, se , então .

Passo 3

Vamos montar a equação da combinação linear das matrizes:
c1 1 & 1 0 & 3 + c2 2 & 3 1 & 0 + c3 0 & 3 0 & 1 = 0 & 0 0 & 0
Isso resulta em um sistema de equações para cada posição da matriz:
  1. (posição [1,1])
  2. (posição [1,2])
  3. (posição [2,1])
  4. (posição [2,2])

Passo 4

Agora, vamos resolver esse sistema de equações. Analisando a terceira equação:
c2 = 0
Substituindo c1 cdot 1 + 0 + 0 = 0 Rightarrow c1 = 0 na primeira equação:
0 + 0 + c3 cdot 1 = 0 Rightarrow c3 = 0
Agora, com e , vamos para a quarta equação:

Passo 5

Como a única solução para o sistema é , isso significa que as matrizes são linearmente independentes. Não existe nenhuma combinação não trivial delas que resulte na matriz zero.

Resposta

As matrizes 1 & 1 0 & 3, 2 & 3 1 & 0 e 0 & 3 0 & 1 são Linearmente Independentes.

Exercícios relacionados

Identificar e descrever as superfícies de equações dadas. x^2+y^2+z^2-6 x+4 y+9=0
Deduzir uma equação do paraboloide de vértice na origem, sabendo que sua interseção com o plano z=4 é a circunferência de centro (0,0,4) e raio 3 .
Tome as seguintes matrizes e resolva o que se pede:
A=[cc 2 & 5 0 & 6 ] ; B=[cc 2 & 4 3 & 5 ] ; C=[cc 1 & 3 2 & 5 ] ; D=[cc 0 & 4 1 & 3 ]
(A otimes B) cdot(C otimes D), e verifique que é igual a (A C) otimes(B D)
A equação da cônica a seguir está em coordenadas polares. Colocá-la em coordenadas cartesianas e classificá-la
9 r^2(cos theta)^2+r^2(sen theta)^2+6 r cos theta r sen theta-10 r cos theta+10 r sen theta+45=0