Verifique se é um espaço vetorial, para as operações definidas abaixo:
a)

Passo 1

Então, a gente vai verificar se o conjunto é um espaço vetorial com as operações de adição e multiplicação por escalar definidas da seguinte forma:
  • Adição:
  • Multiplicação por escalar:
Para isso, vamos usar os axiomas de espaço vetorial e checar se todos eles são satisfeitos com essas operações. Vamos precisar lembrar as propriedades básicas de espaços vetoriais, como associatividade, existência de elemento neutro, distributividade, etc.

Passo 2

Primeiro, vamos verificar a associatividade da adição. Isso significa que, para quaisquer três vetores , a seguinte igualdade deve ser verdadeira:
Vamos calcular ambos os lados usando a definição da adição dada.

Passo 3

Calculando :
Se , , e , então:
Agora, adicionando :

Passo 4

Agora, calculando :
Primeiro, , então:

Passo 5

Comparando os resultados:
Vemos que a menos que , o que não é garantido para todo vetor.

Passo 6

Como a associatividade da adição não é satisfeita, já podemos concluir que com as operações dadas não é um espaço vetorial. Não é necessário verificar os outros axiomas, pois basta que um seja violado para que o conjunto não seja um espaço vetorial.

Resposta

Não, com as operações definidas não é um espaço vetorial, pois a associatividade da adição não é satisfeita.

Exercícios relacionados

Considere os sistemas lineares
Mostre que o primeiro sistema não possui soluções e escreva o que isso significa quanto aos planos representados por essas equações.
Resolva cada sistema linear abaixo:
Verique se os seguintes subconjuntos são subespaços de :
a)
O sistema homogêneo , pode ser escrito na forma matricial como , onde e . Mostre o conjunto solução do sistema homogêneo é um subespaço vetorial de .