com a vertical e liberada com velocidade inicial . Quando a bola desce até o ponto mais baixo da circunferência, (d) Os valores das respastas dos itens de (a) a © aumentam, diminuem ou permanecem os mesmos se o ângulo é aumentado?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma bola que está presa a uma corda e começa parada com velocidade inicial igual a zero ( ). Quando a bola desce até o ponto mais baixo da circunferência, queremos saber como as respostas dos itens de (a) a © mudam se o ângulo inicial for aumentado. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco de física sobre movimento circular e forças envolvidas.

Passo 2

Primeiro, vamos imaginar a situação: a bola está presa a uma corda e está em movimento circular. Quando a bola desce, ela ganha velocidade devido à gravidade. O ângulo é o ângulo inicial que a corda faz com a vertical. Se aumentarmos esse ângulo, a bola começa de uma posição mais alta, o que significa que ela tem mais energia potencial inicial.

Passo 3

Vamos pensar nas quantidades que provavelmente estão nos itens (a) a ©. Geralmente, em problemas assim, os itens podem envolver:
a) Velocidade da bola no ponto mais baixo: Quanto maior a altura inicial (maior ), mais energia potencial se transforma em energia cinética, aumentando a velocidade.
b) Tensão na corda no ponto mais baixo: A tensão é composta pela força centrípeta necessária para o movimento circular mais o peso da bola. Com maior velocidade, a força centrípeta aumenta, então a tensão também aumenta.
c) Aceleração centrípeta no ponto mais baixo: A aceleração centrípeta depende do quadrado da velocidade e do raio da trajetória. Como a velocidade aumenta, a aceleração centrípeta também aumenta.

Passo 4

Agora, aplicando a teoria:
  • Energia Potencial: Quanto mais alto você começa (maior ), mais energia potencial a bola tem. Ao descer, essa energia se transforma em velocidade.
  • Energia Cinética: Está diretamente ligada à velocidade. Mais energia cinética significa maior velocidade no ponto mais baixo.
  • Força Centrífuga: Depende da velocidade. Com maior velocidade, a força centrífuga aumenta.
  • Tensão na Corda: Além da força centrífuga, a corda também precisa sustentar o peso da bola. Então, com mais velocidade, a tensão total na corda aumenta.

Passo 5

Resumindo tudo isso:
  • Aumentar aumenta a altura inicial.
  • Isso leva a uma maior velocidade no ponto mais baixo.
  • Com maior velocidade, tanto a tensão na corda quanto a aceleração centrípeta aumentam.

Resposta

Se o ângulo for aumentado, os valores das respostas dos itens de (a) a © aumentam.

Exercícios relacionados

Uma barra feita com uma liga de alumínio mede 10 cm a e no ponto de ebulição da água. (a) Qual o seu comprimento no ponto de congelamento da água? (b) Qual a sua temperatura se o seu comprimento é ?
Resposta:
(a) .
(b) .
Usa-se um pequeno aquecedor elétrico de imersão para ferver 136 g de água em uma xícara de café instantâneo. O aquecedor está especificado para 220 watts. Calcule o tempo necessário para se trazer essa água de ao ponto de ebulição, ignorando quaisquer perdas de calor.
Resposta:
198s.
Bom trabalho!
Um homem de 75 kg pula de uma plataforma de de altura acima do solo. Ele mantém as pernas esticadas à medida que cai, mas no momento em que os pés tocam o solo, os joelhos começam a se dobrar, e, considerando-o uma partícula, ele se move 0,60 m antes de parar. (a) Qual é a velocidade no momento em que os pés tocam o solo? (b) Qual é a aceleração (módulo e direção) quando ele diminui de velocidade, supondo uma aceleração constante? © Desenhe o diagrama do corpo livre para ele. Em termos das forças que atuam no diagrama, qual é a força resultante sobre ele?
Uma canhão de artilharia de massa total se movimenta com velocidade de quando dispara uma bala de no sentido de seu movimento. O canhão dispara a bala com uma velocidade de .
a) Calcule a velocidade do canhão após o disparo.