O vidro traseiro de um automóvel é desembaçado pela fixação de um aquecedor em película, fino e transparente, sobre a sua superfície interna. Aquecendo eletricamente este elemento, um fluxo térmico uniforme pode ser estabelecido na superfície interna. Para um vidro com 4 mm de espessura, determine a potência elétrica, por unidade de área do vidro, necessária para manter uma temperatura na superfície interna de , quando a temperatura do ar no interior do carro e o coeficiente convectivo são e , enquanto a temperatura e o coeficiente convectivo no ar exterior (ambiente) são e .

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos o vidro traseiro de um carro com 4 mm de espessura, e queremos saber quanta potência elétrica por unidade de área é necessária para manter a superfície interna do vidro a 15°C. Para isso, vamos usar conceitos de transferência de calor por condução e convecção. Vamos precisar aplicar a lei de Fourier para condução e a fórmula de transferência de calor por convecção.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar as diferentes formas de transferência de calor envolvidas. O calor gerado pelo aquecedor precisa compensar as perdas de calor que ocorrem:
  1. Condução através do vidro: O calor passa pelo vidro de 4 mm de espessura.
  2. Convecção no interior do carro: O ar dentro do carro troca calor com a superfície interna do vidro.
  3. Convecção no ambiente externo: O ar externo também troca calor com a superfície externa do vidro.

Passo 3

Vamos começar calculando a resistência térmica para cada uma dessas transferências de calor. A resistência térmica é uma forma de quantificar quanto um material resiste à passagem de calor. Para condução, a resistência térmica ( ) é dada por:
Onde:
  • é a espessura do material (no caso, o vidro).
  • é a condutividade térmica do material.
Já para convecção, a resistência térmica ( ) é:
Onde:
  • é o coeficiente de convecção.

Passo 4

Vamos calcular cada resistência térmica individualmente.
Condução através do vidro:
A espessura do vidro é de 4 mm, que convertido para metros fica . A condutividade térmica do vidro ( ) é aproximadamente .
Convecção no interior do carro:
O coeficiente de convecção interno ( ) é .
Convecção no ambiente externo:
O coeficiente de convecção externo ( ) é .

Passo 5

Agora, vamos somar todas as resistências térmicas para encontrar a resistência térmica total ( ):

Passo 6

A diferença de temperatura que o aquecedor precisa compensar é entre a temperatura interna do carro ( ) e a temperatura que queremos manter na superfície interna do vidro ( ):

Passo 7

A potência térmica por unidade de área necessária ( ) é dada pela diferença de temperatura dividida pela resistência térmica total:

Resposta

A potência elétrica necessária por unidade de área é de aproximadamente 84 W/m².

Exercícios relacionados

Estime a força exercida no seu tímpano devido somente à agua acima de vociquando estiver nadando no fundo de seu timpano devidu piscina de 5 m de profundidade. Considere a imad do seu tímpano como sendo .
Uma casca esférica com raios interno e externo rie re, respectivamente, contém componentes internos que dissipam calor. Desse modo, num dado instante, o perfil de temperatura na casca é representado pela seguinte expressão:
onde ré a variável posição radial na casca esférica, , e e são constantes.
Como o fluxo térmico e a taxa de transferência de calor variam com o raio da casca esférica?
O compressor de uma grande usina de potência a gás admite ar ambiente a 95 , com baixa velocidade. Na descarga do compressor, o ar sai a , com velocidade de . A potência de acionamento do compressor é . Determine a vazão mássica de ar pelo compressor.
Estime a força exercida no seu tímpano devido somente à agua acima de você stiver nadando no fundo de uma piscina de 5 m de profundidade. Considere a u tímpano como sendo .