a. Se você empurrar um objeto por 10 m com uma força de 10 N na direção do movimento, quanto trabalho você realiza nisso?
b. Quanta potência você deve fornecer para empurrar o objeto em 1 s? Em 10 segundos? Em 0,1s?

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Na letra a, precisamos calcular o trabalho realizado ao empurrar um objeto. Isso envolve conceitos de física, especificamente as grandezas de força e distância. Para resolver, vamos usar a fórmula do trabalho, que relaciona força e deslocamento.

Passo 2

O trabalho (W) é calculado multiplicando a força (F) aplicada pelo deslocamento (d) na direção da força. A fórmula é:

Passo 3

Substituindo os valores fornecidos na fórmula:
  • Força,
  • Deslocamento,
Então:

Passo 4

Agora, na letra b, queremos calcular a potência § necessária para realizar esse trabalho em diferentes intervalos de tempo. Potência é a taxa de realização do trabalho, ou seja, quanto trabalho é feito por unidade de tempo. A fórmula é:

Passo 5

Usando o trabalho que calculamos ( ), vamos calcular a potência para cada intervalo de tempo:
  1. Em 1 segundo ( ):
  1. Em 10 segundos ( ):
  1. Em 0,1 segundos ( ):

Resposta

a. O trabalho realizado é de 100 J.
b. A potência necessária é:
  • 100 W em 1 segundo,
  • 10 W em 10 segundos,
  • 1000 W em 0,1 segundos.

Exercícios relacionados

Uma partícula de 1 kg movendo-se ao longo do eixo experimenta a força mostrado no gráfico. Se a velocidade da partícula for , qual é sua velocidade quando chega a ?
A bola 1 com velocidade inicial de colide perfeitamente elástica com a bola 2 que está inicialmente em repouso. Depois disso, a velocidade da bola 2 é de .
a. Qual será a velocidade da bola 2 se a velocidade inicial da bola 1 for duplicada?
b. Qual será a velocidade da bola 2 se a massa da bola 1 for duplicada?
Qual tem mais energia cinética: uma partícula de massa girando com velocidade angular em um círculo de raio R , ou uma esfera de massa M e raio R girando com velocidade angular ? Explique!
Uma roda rola para a esquerda ao longo de uma superfície horizontal, subindo uma rampa e continua ao longo da superfície horizontal superior. Desenhe gráficos para a velocidade angular da e aceleração angular em função do tempo.