Você monta um dispositivo para reproduzir a experiência de e/m de Thomson com um potencial acelerador igual a 150 V e um campo elétrico com módulo igual a .
Com que velocidade os elétrons se movimentam?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre um dispositivo que reproduz a experiência de e/m de Thomson. Aqui, temos duas informações importantes: um potencial acelerador de 150 V e um campo elétrico com módulo igual a . A gente precisa descobrir com que velocidade os elétrons se movimentam. Para resolver isso, vamos usar conceitos de energia elétrica e cinética.

Passo 2

Primeiro, vamos entender como os elétrons ganham velocidade. Quando um elétron é acelerado por um potencial elétrico , ele ganha uma energia cinética igual a:
Aqui, é a carga do elétron ( ) e é o potencial elétrico que, nesse caso, é 150 V. Essa energia adquirida pelo elétron será convertida em sua velocidade.

Passo 3

A energia cinética de um objeto em movimento é dada por:
Onde:
  • é a massa do elétron ( )
  • é a velocidade que queremos encontrar
Como sabemos que , podemos igualar as duas expressões:
Agora, vamos isolar :

Passo 4

Vamos agora substituir os valores na fórmula:
Primeiro, calculamos o numerador:
Agora, dividimos pelo denominador:
Por fim, tiramos a raiz quadrada:

Resposta

Os elétrons se movimentam com uma velocidade de aproximadamente .

Exercícios relacionados

A água se move a uma velocidade de em um cano com uma seção reta de . A água desce gradualmente 7 m enquanto a seção reta aumenta para . (a) Qual é a velocidade da água depois da descida?
Uma válvula magnetron de um forno de micro-ondas emite ondas eletromagnéticas com frequência . Qual é o módulo do campo magnético necessário para que os elétrons se movam em órbitas circulares com essa frequência?
A água se move a uma velocidade de em um cano com uma seção reta de . A água desce gradualmente 7 m enquanto a seção reta aumenta para . (b) Se a pressão antes da descida é , qual é a pressão depois da descida?
Quatro crianças, todas pesando 300 N , fazem uma jangada com toras de madeira de de diâmetro e 2 m de comprimento. Quantas toras são necessárias para mantê-las flutuando em água doce? Suponha que a massa específica da madeira seja .