Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 2
O que é arrasto? O que o provoca? Por que habitualmente tentamos minimizá-lo?
Passo 1
Primeiro vamos entender o que é esse arrasto, certo?
Você com certeza quando um pequeno gafanhoto já abriu a janela do carro do seu pai ou do clássico busão nosso de cada dia e colocou o braço pra fora e abriu a mão, né?
Se lembra do que acontecia?
Não, não estou falando da sua mãe GRITANDO: GAFANHOTO, SE VOCÊ NÃO COLOCAR ESSE BRAÇO PRA DENTRO DO CARRO, EU MESMO VOU ARRANCAR ELE DE VOCÊ! Kkkk
Estou falando da sensação de que o ar estava empurrando sua mão pra trás com uma força, certo?
O ar estava parado, mas você estava em uma determinada velocidade. A força de arraste é exatamente essa sensação de “empurrar” do ar na sua mão.
Fazendo uma analogia, é como se ela fosse a força de atrito entre um fluido e um sólido quando eles são postos um contra o outro.
Então com isso conseguimos entender o que é a força de arraste de forma prática e como ela surge
Passo 2
Você deve ter percebido também que se o carro aumentasse muito a velocidade, parecia que a força do ar contra sua mão também aumentava né?
Então, é isso que acontece realmente... E queremos reduzir isso por vários motivos, mas vou usar o exemplo clássico de aerodinâmica.
Um peixe consegue nadar mais rápido que a gente, certo? Sabe qual é um dos motivos? Ele tem o corpo aerodinâmico pra caramba. É como se as linhas de corrente do fluido que passasse em volta dele não fossem tão dispersadas, então ele não fica “agarrado” ao fluido.
Ou um carro!! Atualmente fazem-se vários testes aerodinâmicos para que o automóvel disperso o mínimo possível para diminuir o consumo de combustível.
COMO ASSIM????? DIMINUIR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?
Exatoooooo!!!! Se você diminuir a força de arraste, o fluido empurrará com menos força o carro no sentido contrário que ele está andando e isso faz com que ele consiga atingir velocidades maiores e portanto percorrer distâncias maiores com menores gastos com combustíveis. Além disso, a diminuição dessa força de arraste diminui também vibrações e barulhos.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)