Uma bomba centrífuga de 292 mm de diâmetro, operando a 1.750 rpm, fornece 3,22 m3/min e uma altura de carga de 32 m no ponto de melhor rendimento (82%). (a) Essa bomba pode operar eficientemente quando estiver bombeando água a 20 °C através de 200 m de tubo liso com 10 cm de diâmetro? Despreze as perdas localizadas. (b) Se a sua resposta ao item (a) for negativa, a rotação n pode ser alterada para operar eficientemente? (c) se a sua resposta ao item (b) for também negativa, é possível mudar o diâmetro do rotor para operar eficientemente e ainda a 1.750 rpm?
Passo 1
E aí, galera, tudo bem? MecFlu pode parecer difícil, mas cola aqui que eu vou te ajudar!
Nessa questão, temos uma bomba centrífuga com diâmetro , operando com uma rotação e fornecendo uma vazão de e uma altura de carga no ponto de melhor rendimento, .
O enunciado nos pede então pra descobrir se a bomba pode operar eficientemente se estiver bombeando água através de um tubo liso de comprimento de diâmetro , além de responder se poderíamos alterar a rotação para que ela opere de forma eficiente e, por fim, responder se é possível mudar o diâmetro do rotor para operar eficientemente e ainda a .
Nos próximos passos eu vou te ensinar a calcular tudo isso, mas antes de ir pro Passo 2, mas antes nós temos que lembrar que a massa específica da água a é e a viscosidade .
Agora sim, vem comigo pra gente matar esse problema juntos!
Passo 2
Pra começar a questão, vamos calcular a velocidade do escoamento:
E a partir dessa velocidade, vamos calcular o número de Reynolds:
Entrando no Diagrama de Moody, considerando que o tubo é liso, teremos um fator de atrito de .
Passo 3
Agora, vamos resolver a letra (a) e calcular perda de carga e ver se ela equivale a elevação de carga da bomba.
Sendo assim:
Como vimos no enunciado, , portanto, a bomba não irá operar de forma eficiente.
Passo 4
A letra (b) nos pergunta se a rotação pode ser alterada para operar eficientemente. A resposta é não, pois a relação entre e irá permanecer constante, além da perda de carga também ser proporcional à rotação, e sempre será aproximadamente duas vezes maior que .
Passo 5
Agora pra finalizar a questão e resolver a letra (c) vamos ver se é possível mudar o diâmetro do rotor para operar eficientemente e ainda a
Primeiro, pra responder essa pergunta, vamos calcular o coeficiente adimensional no ponto de projeto:
Agora, vamos igualar e novamente
Resolvendo pra achar o novo diâmetro e a nova vazão:
Usando esses dados pra calcular a elevação da altura e a perda de carga, teremos e . Ou seja, a bomba opera de fora eficiente!
Pronto, matamos a questão juntos!
Resposta
(a) A bomba não irá operar de forma eficiente
(b) . A resposta é não, pois a relação entre e irá permanecer constante
(c) Sim, a bomba opera de fora eficiente