Como se comparam as energias de um fluido em movimento e de um fluido em repouso? Cite os nomes de formas específicas de energia associadas com cada caso.

Passo 1

Bom, um fluido em movimento tem uma energia necessária microscópica representada pela entalpia h . Diante desse movimento de entrada e saída de um volume de controle, há um conjunto de energias (cinética, potencial e interna) que contribuem para isso.

Já um fluido em repouso, possui energia interna u   como energia de repouso por unidade de massa. Mas não para por ai, claro que ele tem energia potencial e cinética, uma vez que pode estar se movendo em um recipiente, sem fluir. Por exemplo, um caminhão-pipa que desce uma estrada a velocidade constante.

Certinho??

Resposta

A energia de movimento possui um conjunto de energias (cinética, potencial e interna) que contribuem para entrada e saída de um volume de controle. Já um fluido em repouso, possui em energia interna e potencial, podendo possuir a energia cinética também.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A viscosidade de alguns fluidos muda quando um campo elétrico é aplicado sobre eles. Tal fenômeno é conhecido como efeito reológico (ER) e os fluidos que apresentam tal comportamento são denominados f
Um corpo com forma de tronco de cone está girando com velocidade angular constante de 200 rad/s num recipiente cheio de óleo S A E10 W a 20 ° C μ = 0,1P a ∙ s , como mostrado na Figura P2-43. Se a esp
O que é a condição de não-escorregamento? Qual a sua causa?
Quando um sistema é fechado e quando é um volume de controle?
O que é uma camada-limite? O que causa o desenvolvimento de uma camada-limite?