Considere um avião voando a uma velocidade de 800 km/h na altitude de 10 km, onde as condições de atmosfera padrão são -50°C e 26,5 kPa. Cada asa do avião pode ser modelada como uma placa plana de 25 m x 3 m, e o coeficiente de atrito das asas é 0,0016. Usando a analogia entre quantidade de movimento e transferência de calor, determine o coeficiente de transferência de calor para asas em condições de contorno.
Passo 1
Primeiro, vamos tirar as informações dadas pelo enunciado. Sabemos que a velocidade do ar é (que devemos converter para m/s antes de utilizar nos cálculos) e que o ar tem propriedades iguais à da atmosfera na altitude de 10 km. Na tabela A-17 do apêndice do livro podemos consultar estas propriedades que são:
Também sabemos que o coeficiente de atrito é .
Passo 2
Agora iremos verificar se podemos utilizar a analogia de Reynolds. Só para relembrarmos a analogia de Reynolds pode ser utilizada em escoamento sobre placa plana e com número de Prandtl aproximadamente 1. Se essas condições não forem atendidas, usaremos a analogia modificada de Reynolds, que se aplica a um maior número de casos. Vamos então calcular o número de Reynolds e em seguida o de Prandtl:
Em que é o comprimento no sentido do escoamento. Agora preciso que você use um pouco da sua imaginação e enxergue a imagem a seguir como sendo o nosso avião visto de cima:
Pela figura podemos constatar que o ar escoa pelo lado . Substituindo os valores no número de Reynolds:
Agora o número de Prandtl. Sabemos que o ar está em uma pressão baixa (26,5 kPa), certo? Um gás em baixa pressão pode ser considerado como um gás ideal e, para gases ideais, . Então o que vamos fazer é exatamente esta consideração e assim, nosso número de Prandtl é 1 e, podemos utilizar a analogia de Reynolds.
Passo 3
A analogia de Reynolds é definida como:
Como já recebemos o coeficiente de atrito no enunciado e , já calculamos podemos obter o número de Nusselt:
Com o número de Nusselt podemos calcular o coeficiente de transferência de calor do ar:
Resposta
Portanto, o coeficiente convectivo para essas condições é