Considere as condições do exemplo 6.4. A camada-limite pode ser levada a um estado de regime turbulento em pela aplicação de rugosidades na superfícies da placa plana em . Calcule os valores máximo e mínimo para o coeficiente de transferência de calor convectivo médio. Em qual temperatura ou , cada um dos valores extremos de ocorrem? Quais são os valores correspondentes para
Passo 1
Faaalaa jovem! Chega mais juntinho do RA para riscar mais uma questão da sua lista! Bora juntos!
Seguinte, lá no exemplo 6.4, tínhamos uma placa com que era colocada em duas situações, uma com água escoando a uma temperatura de e outra com a temperatura da água sendo . E tínhamos os dois regimes, laminar e turbulento; de forma que o nosso coeficiente convectivo será:
E
Onde:
e
Para cada temperatura teremos os seguintes coeficientes:
e
E
e
Bom, ele nos pede os pontos de máximo e mínimo para o coeficiente médio. Então, vamos obter os coeficientes médios para cada temperatura, e então ver em qual temperatura estão os nossos máximo e mínimo.
Lembrando que:
Bora cair matando então!
Passo 2
Teremos:
Acharemos a seguinte expressão para :
Ajeitando:
Show de bola! Refazendo o processo para a temperatura de :
Chegaremos em:
Arrumando:
Passo 3
Agora, podemos substituir alguns valores entre (ou tacar no excel hahaha, você quem decide), para ver os comportamentos desses carinhas. Fazendo isso, você vai notar que os pontos para representam os pontos de maiores valores para o nosso , enquanto representa os pontos de mínimos valores.
Teremos:
E
E quando tivermos :
E
Então, teremos o maior valor possível para o coeficiente médio quando e a temperatura for .
E também, o menor valor possível será quando e a temperatura do fluido for .
E era exatamente isso que queríamos saber! Show de bola então!! Até a próxima!!
Resposta
O ponto de máximo será:
E o de mínimo: