Considere ar no interior de um recipiente cilíndrico fechado, cujo eixo está na posição vertical e cujas extremidades opostas são mantidas a temperaturas diferentes. Admita que a pressão total do ar seja uniforme no interior do recipiente.

(a) Se a superfície inferior estiver mais fria do que a superfície superior, qual é a natureza das condições no interior do recipiente? Por exemplo, irão existir gradientes verticais nas concentrações das espécies ( O 2 e N 2 ) ? Há algum movimento do ar? Há transferência de massa?

(b) Qual é a natureza das condições no interior do recipiente se ele for invertido (isto é, a superfície aquecida está agora na parte inferior)?

Passo 1

Nessa questão nós temos que o ar é fechado a pressão uniforme em um recipiente cilíndrico vertical, cujas superfícies superior e inferior são mantidas em diferentes temperaturas.

E com isso vamos encontrar as condições no ar quando a superfície inferior estiver mais fria que a superfície superior e as condições quando a superfície inferior estiver mais quente que a superfície superior, show? Bora!

Passo 2

Para resolver essa questão vamos assumir pressão uniforme e comportamento perfeito do gás.

Se T 1 >   T 2 , o gradiente de temperatura axial ( d T   /   d x ) resultará em um gradiente de densidade axial. No entanto, uma vez que,

d ρ d x   < 0

Não haverá movimento convectivo da mistura. Também haverá gradientes axiais de densidade de espécies,

d ρ O 2 d x   e d ρ N 2 d x

No entanto, não há gradiente associado às frações de massa,

d m O 2 d x = 0   e d m N 2 d x = 0

Portanto, da lei de Fick, não há transferência de massa por difusão.

Passo 3

Se,

T 1 < T 2

d ρ d x > 0

E pode haver um movimento convectivo da mistura, impulsionado por flutuabilidade. No entanto,

d m O 2 d x = 0   e d m N 2 d x = 0

E ainda não há transferência de massa. Portanto, embora haja movimento de cada espécie com o movimento convectivo da mistura, não há movimento relativo entre as espécies.

Resposta

  1. Não há transferência de massa por difusão.
  2. Embora haja movimento de cada espécie com o movimento convectivo da mistura, não há movimento relativo entre as espécies.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Represente graficamente a difusividade mássica, D A B , versus a massa molar da Substância A, sendo a Substância B ar a p=1,5a t m e T=320K . A Substância A é cada uma das 8 primeiras entradas na Tabe
Considere a evaporação do líquido A em uma coluna contendo uma mistura binária de A e B. A espécie B não pode ser absorvida no líquido A e as condições de contorno são as mesmas da Seção 14.2.2. Mostr
Uma panela aberta com 0,2m de diâmetro e 80m m de altura (acima da água a 27 ° C ) está exposta ao ar ambiente a 27 ° C e com 25 % de umidade relativa. Determine a taxa de evaporação, admitindo que oc
Estime valores da difusividade mássica D A B em misturas binárias dos seguintes gases a 350K e 1a t m : amônia–ar e hidrogênio–ar.
Um cilindro oco de ferro, com 100m m de comprimento, está exposto a um gás de carburização (uma mistura de C O e C O 2 ) a 1000 ° C nas suas superfícies interna e externa com raios 4,30 e 5,70m m , re