Considere o sistema mostrado na Figura P3 – 42. Se uma alteração de na pressão do ar fizer com que a interface entre a água salgada e o mercúrio da coluna da direita caia em no nível da água salgada da coluna da direita, enquanto a pressão do tubo de água salgada permanece constante, determine a relação .
Passo 1
Temos que as gravidades específicas são de para mercúrio e para salmoura. Vamos trabalhar com a densidade padrão da água que é
Note que na declaração do problema e na figura, que a pressão da salmoura é muito maior que a pressão do ar e, quando a pressão do ar cai 0,7 kPa, a diferença de pressão entre a salmoura e o espaço aéreo também aumenta na mesma quantidade.
Passo 2
Bom, iremos começar com a pressão do ar (ponto A) e movendo-se ao longo do tubo adicionando (à medida que descemos) ou subtraindo (à medida que subimos) os termos até chegarmos ao tubo de salmoura (ponto B).
Definindo o resultado igual a antes e depois da mudança de pressão do ar, temos que:
Antes:
Depois:
Passo 3
Agora iremos subtrair as duas equações, ou seja...
Onde e são as alterações nas alturas diferenciais da coluna de mercúrio e salmoura, respectivamente, devido à queda na pressão do ar.
Ambas são quantidades positivas, pois, à medida que a interface mercúrio-salmoura cai, as alturas diferenciais do fluido para mercúrio e salmoura aumentam.
Passo 4
Observando também que o volume de mercúrio é constante, temos...
E logo, também...
Realizando a substituição:
E, portanto,...
Resposta
Por fim, teremos que a relação é...