Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 47
Considere um tubo circular horizontal com parede delgada e diâmetro , submerso em um recipiente que contém n-octadecano (parafina), que é usada para armazenar energia térmica. À medida que água quente escoa através do tubo, calor é transferido para a parafina, convertendo-a do estado sólido para o estado líquido na temperatura de mudança de fase . O calor latente de fusão e a massa específica da parafina são e , respectivamente, e as propriedades termofísicas da água são: , , e .
a) Supondo que a superfície do tubo tenha uma temperatura uniforme que corresponde àquela da mudança de fase, determine a temperatura de saída da água e a taxa de transferência de calor total para uma vazão de água de e uma temperatura de entrada de . Se , quanto tempo irá levar para a liquefação completa da parafina, partindo de um estado inicial no qual toda a parafina encontra-se no estado sólido a uma temperatura de ?
Passo 1
Letra a)
Começamos o problema calculando o número de Reynolds:
Sendo:
;
;
.
Temos:
Calculando o número de Nusselt:
Sendo:
.
Temos:
Calculando o coeficiente de transferência de calor por convecção:
Com:
.
Temos que é:
Passo 2
Calculando a temperatura média de saída:
Isolando :
Dados:
;
;
;
.
Temos:
Passo 3
Calculando a taxa de transferência de calor:
Substituindo os dados:
Passo 4
Calculando o volume da parafina:
Sendo:
.
Temos:
Calcule o tempo que irá levar para a liquefação completa da parafina:
Dados:
;
.
Temos: