Um dispositivo experimental para medir a condutividade térmica de materiais sólidos envolve o uso de dois bastões longos, equivalentes em todos os aspectos, exceto que um é fabricado com um material-padrão com condutividade térmica conhecida , enquanto o outro é fabricado com o material cuja condutividade térmica se deseja determinar. Uma das extremidades dos dois bastões é fixada a uma mesma fonte de calor com uma temperatura fixa . Os bastões são expostos a um fluido à temperatura e estão instrumentados com termopares para medir a temperatura a uma distância fixa da fonte de calor. Se o material-padrão for o alumínio, com e as medições revelarem valores de e em , para e , qual é a condutividade térmica do material em teste?
Passo 1
Faaaala Aí! Turubom? Nessa questão aqui nós temos a temperatura da base, condições do fluido ambiente e temperaturas a uma distância prescrita da base para duas hastes longas, com uma de condutividade térmica conhecida. Esquematicamente:
A partir disso vamos encontrar a condutividade térmica do material em teste, beleza? Então partiu!
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir:
(1) Estado estacionário;
(2) Condução unidimensional ao longo das hastes;
(3) Propriedades constantes;
(4) Radiação desprezível;
(5) Resistência negligenciável de contato na base;
(6) hastes infinitamente longas;
(7) As hastes são idênticas, exceto por sua condutividade térmica.
Ufa! Agora sim pode iniciar a nossa questão de fato. Com a suposição de bastões infinitamente longos, a distribuição de temperatura é,
Ou,
Passo 3
Então, para as duas hastes,
Rearranjando a equação e substituindo os valores,
Então,
E assim concluímos a nossa questão. 😊