O que é efeito estufa? Por que é um assunto de grande preocupação entre os cientistas atmosféricos?
Passo 1
Você provavelmente já se deparou com alguma notícia falando sobre efeito estufa. “Mas o que exatamente é o efeito estufa?” você deve estar se perguntando. Para responder essa pergunta vamos começar com um exemplo.
Imagine que é um dia quente e você estacionou o carro no sol. Quando você voltar para o carro perceberá que ele está mais quente do que o ambiente externo. Isso provavelmente já aconteceu com você mas o fato é que não damos muita importância no porque esse fenômeno aconteceu. Será que...isso é o efeito estufa???
Passo 2
Exatamente. Essa situação acontece devido ao efeito estufa. Agora que já temos uma noção do que é este efeito vamos explicar como ele acontece.
O Sol transmite radiação na forma de ondas. Tudo bem? A gente pode classificar estas ondas em três grupos principais: infravermelho, visível e ultravioleta. Mais algumas nomenclaturas que você já deve ter visto por aí. A maior parte da radiação ultravioleta não chega até a superfície da Terra, então vamos por ora focar apenas nos outros dois tipos.
Todo corpo emite radiação. Porém, como nós (pessoas, animais, o carro) temos uma temperatura baixa emitimos uma radiação de menor energia, que são as ondas infravermelho. Da mesma forma, como o Sol tem uma temperatura alta ele emite radiação de maior energia, compreendendo as ondas de luz visível e até ultravioletas. Tudo bem até aqui?
Passo 3
Como já vimos a radiação solar tem comprimentos de onda infravermelho e visível. E o interior do carro, que tem uma temperatura baixa, só emite radiação infravermelho.
O nosso carro possui janelas de vidro. O vidro é um material que permite a passagem de radiação visível, mas que não transmite radiação infravermelho.
Então, o que acontece é: o vidro permite a passagem da radiação visível do sol, mas impede a radiação do carro de sair. O resultado é que toda a radiação fica no interior do carro, e isso gera um aumento da temperatura. Esse é o efeito estufa.
O motivo de preocupação dos cientistas é que algo parecido com o que acontece no carro aconteça em escala global. Ou seja, comparando com o nosso exemplo a atmosfera seria a janela de vidro e a Terra seria o carro. Então, a atmosfera permite a passagem da radiação solar, mas não é capaz de transmitir a radiação produzida pela Terra para fora. O impacto do efeito estufa, assim como no carro, é o aumento da temperatura da Terra, o que poderia acarretar no derretimento dos pólos e no desaparecimento de espécies, por exemplo.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)