Um elemento aquecedor elétrico, na forma de um longo cilindro, com diâmetro , condutividade térmica , massa específica e calor específico , é instalado em um duto através do qual ar, a uma temperatura de 30°C e a uma velocidade de 8, escoa em escoamento cruzado em relação ao elemento aquecedor.
(a) Desprezando a radiação, calcule a temperatura superficial em regime estacionário quando, por unidade de comprimento do aquecedor, energia elétrica é dissipada a uma taxa de .
(b) Se o aquecedor for ativado estando a uma temperatura inicial de 30, estime o tempo necessário para a sua temperatura superficial atingir uma temperatura inferior ao seu valor em regime estacionário.
Passo 1
Bora iniciar essa questão!
Começamos o nosso problema assumindo uma temperatura superficial do cilindro já que não possuímos ela:
Pela Tabela A.4 obtemos as seguintes propriedades para o ar:
Passo 2
Letra a)
Calculando o número de Reynolds:
Calculando o número de Nusselt em função do número de Reynolds pela correlação de Churchill-Bernstein:
Calculando :
Passo 3
Temos que a energia elétrica está sendo dissipada a uma taxa de , desprezando os efeitos da radiação, podemos inferir que:
Abrindo essa equação:
Substituindo os dados:
Passo 4
Letra b)
Seguindo o nosso problema devemos calcular o número de Biot:
Como possuímos um número de Biot pequeno, podemos utilizar o método da capacitância global para estimar o tempo necessário para a sua temperatura superficial atingir uma temperatura inferior ao seu valor em regime estacionário.
Como temos que , então:
Passo 5
Calculando , sendo:
Então:
E
Substituindo na equação do Passo 4:
Até a próxima questão!