Ar entra em um duto adiabático com 5 cm de diâmetro, 4 m de comprimento e condições de entrada de , e . Observa-se que um choque normal ocorre em um local que está a 3 m da entrada. Tomando o fator médio de atrito do duto como 0,007, determine a velocidade, temperatura e pressão na saída do duto.
Passo 1
Fala ai! Pra resolver essa questão primeiro temos que assumir algumas coisas já que estamos falando de escoamento de Fanno: estado estacionário, escoamento com atrito constante, gás ideal com propriedades contantes.
Além disso, algumas propriedades do ar a gente vai ter que saber (ou pesquisar hehe):
O fator de atrito já foi dado .
Passo 2
Pra gente começar, vamos ter que pegar lá na tabela A-16 que tem no final do livro as funções de escoamento pro número Mach da entrada.
Pra :
Primeiro a gente tem que garantir que o escoamento é supersônico em todos os pontos antes do choque. Vamos calcular então o comprimento () necessário pra que o escoamento chegue a condições sônicas:
Esse comprimento que a gente encontrou é maior que o comprimento real do duto, então o escoamento se mantém supersônico em todos os pontos.
Passo 3
Agora, vamos usar o comprimento real do duto pra encontrar o número de Mach no momento do choque, por que a partir dele que a gente vai conseguir calcular as condições do fluido depois.
Como , vamos achar pra achar .
Pra esse valor temos .
Olhando na tabela, pra esse número de Mach temos:
Vamos precisar encontrar as condições no ponto 2 pra calcular as condições no ponto 3...
Passo 4
Pronto, agora posso dizer que estamos no choque! Aqui temos que olhar a Tabela A-14 no final do livro pra ver as funções correspondentes ao choque pro número de Mach :
Com os valores do ponto 2 podemos calcular as condições do ponto 3:
Além disso, na tabela A-16 podemos pegar as funções pro ponto 3:
Passo 5
Considerando condição sônica na saída do tubo (), vamos conseguir calcular a temperatura, pressão e velocidade.
Pra calcular a velocidade, não esquece de converter as unidades heim!