Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 75
75 – Em escoamentos através de bancos de tubos, como o coeficiente de transferência de calor varia de acordo com o número da fileira na direção do escoamento? Como varia na direção transversal para determinada fileira?
Passo 1
Quando os tubos estão muito próximos um do outro, a natureza do fluxo ao redor do tubo na primeira linha se assemelha ao fluxo sobre um único tubo, da mesma forma que em cilindros e esferas. Portanto, cada tubo em um banco de tubos que consiste em uma única linha transversal pode ser tratado como um único tubo em fluxo cruzado. A natureza do fluxo ao redor de um tubo nas segundas filas e subsequentes é muito diferente, no entanto, devido às vigílias formadas e à turbulência causada pelos tubos a montante. O nível de turbulência e, portanto, o coeficiente de transferência de calor aumenta com o número da linha devido aos efeitos combinados das linhas a montante. Mas não há mudança significativa no nível de turbulência após as primeiras linhas e, portanto, o coeficiente de transferência de calor permanece constante.
Também coeficiente médio de transferência de calor para todo o banco de tubos, que depende do número de linhas de tubos ao longo do fluxo, bem como da disposição e tamanho dos tubos.
E não há mudança na transferência de calor na direção transversal.
Resposta
O nível de turbulência, e, portanto, o coeficiente de transferência de calor, aumenta com o número de linhas devido aos efeitos combinados das linhas a montante na turbulência causada e as vigílias se formam. Mas não há mudança significativa no nível de turbulência após as primeiras linhas e, portanto, o coeficiente de transferência de calor permanece constante. Não há mudança na direção transversal.