Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 62
62 – A lâmpada incandescente é barata, mas é um dispositivo altamente ineficiente que converte energia elétrica em luz. Esse tipo de lâmpada converte cerca de da energia elétrica que consome em luz, enquanto converte os restantes em calor. (uma lâmpada fluorescente fornecerá a mesma quantidade de luz enquanto consome apensa da energia elétrica e durará 10 vezes mais tempo do que uma lâmpada incandescente.) O bulbo de vidro da lâmpada esquenta muito rapidamente como resultado da absorção de todo o calor e dissipa-o para o meio por convecção e por radiação;
Considere uma lâmpada de , de de diâmetro, resfriada por um ventilador que sopra ar a para o bulbo a uma velocidade de . As superfícies em torno também estão a , e a emissividade do vidro é . Considerando que da energia passa através do vidro como luz com absorção desprezível e o resto é absorvido e dissipado pelo próprio bulbo, determine a temperatura de equilíbrio do bulbo de vidro.
Passo 1
Com a pressão de e temperatura de superfície de , temos:
O número Prandtl é:
Condutividade térmica é:
A viscosidade cinemática é:
A viscosidade dinâmica à temperatura ambiente é:
A viscosidade dinâmica a é:
Passo 2
Calcule o número de Reynolds.
Onde é o diâmetro da lâmpada e a velocidade do ar.
Como o fluxo é considerado laminar. Dessa forma, o número de Nusselt será calculado com a seguinte equação:
Passo 3
Podemos achar o coeficiente de transferência de calor, a partir da seguinte relação:
Passo 4
Temos que apenas da energia elétrica é convertida em calor, portanto:
O bulbo perde calor por convecção e por radiação. Logo, A temperatura do vidro pode ser calculada pela seguinte relação: