Escreva uma dissertação sobre ascensão de fluido para o topo das árvores através de capilaridade e outros efeitos.
Passo 1
Sabemos que uma árvore possa crescer, se desenvolver e se manter vida ela precisa de água e nutrientes. Sabemos também que é muito importante um solo fértil, que forneça nutrientes, para que uma planta fique saudável. Mas como acontece a distribuição dos nutrientes do solo até o topo das árvores? Afinal existem árvores que chegam a de altura, ou mais, como a sequoia e o eucalipto e mesmo árvores menores, como distribuir os nutrientes por toda a extensão da árvore?
A água e os nutrientes formam uma solução chamada seiva bruta que nada mais é do que uma solução aquosa de sais minerais. O transporte da seiva bruta é feito pelos vasos o xilema, xilema é um tecido vascular vegetal que é composto por elementos condutores de água, na prática funciona como se fossem as veias do corpo humano onde ocorre o transporte do sangue que leva oxigênio para todo o corpo.
Esses vasos são muito finos e podem ser considerados capilares, esse nome inclusive faz alusão a finura de um fio de cabelo. A atração das moléculas da seiva bruta com a parede do vaso capilar provoca um efeito de ascenção dessa solução, permitindo que ela se espalhe pela extensão da árvore. No entanto uma coluna de de água corresponde a uma pressão igual a pressão atmosférica, dessa forma pra árvores de espécies mais altas a capilaridade não da conta de prover seiva para a árvore inteira.
Existem outros mecanismos de transporte da seiva bruta, existe também uma pressão positiva da raiz, que é referente a energia do fluido que penetra a raiz por meio de osmose, esse efeito ajuda a “empurrar” a coluna líquida no xilema ajudando o efeito da capilaridade.
Além disso, existe a teoria de sucção-coesão-tensão, essa é uma teoria muito aceita hoje em dia, que diz que a perda de água por transpiração nas folhas gera uma força de sucção sobre as moléculas de água no xilema. Como essas moléculas possuem coesão (uma força de atração devida à interação por pontes de hidrogênio), uma puxa a outra e a coluna de água contínua dentro de cada vaso se comporta como uma corda em estado de tensão, subindo. Dessa forma a facilidade que uma árvore tem de fazer o transporte da seiva bruta é proporcional a sua transpiração.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)