Uma esfera oca de alumínio, com um aquecedor elétrico no centro, é usada em testes para determinar a condutividade térmica de materiais isolantes. Os raios interno e externo da esfera são e , respectivamente, e os testes são realizados em condições de regime estacionário com a superfície interna do alumínio mantida a . Em um teste específico, uma casca esférica de isolante é moldada sobre a superfície externa da esfera até uma espessura de . O sistema encontra-se em uma sala na qual a temperatura do ar é de e o coeficiente de transferência de calor por convecção na superfície externa do isolante é de . Se são dissipados pelo aquecedor em condições de regime estacionário, qual é a condutividade térmica do isolante?
Passo 1
Vamos começar esquematizando o problema. Temos uma esfera com temperatura de na superfície interna e com dimensões e . Sobre a esfera é colocada uma camada de isolante de espessura . Também sabemos que o sistema está em um ambiente com e que o ar externo tem e, que nessas condições, a taxa de transferência de calor é . Com esses dados devemos obter a condutividade térmica do isolante.
Para isso, vamos começar determinando as resistências térmicas envolvidas no sistema e, depois aplicar a equação geral de taxa de transferência de calor para determinar a condutividade do isolante. Vamos lá???
Passo 2
Nosso primeiro passo será verificar quais mecanismos de transferência de calor ocorrem no sistema. Teremos condução na casca da esfera e no isolante, e convecção entre o isolante e o ar externo. Tudo bem?
As equações de transferência de calor são:
A partir delas podemos calcular as resistências em cada mecanismo:
Pela tabela A.1 do apêndice A, . Substituindo na relação:
Vamos agora para a resistência do isolante:
Por último, a resistência da convecção:
Então a resistência total do processo é:
Passo 3
Usando a resistência total iremos determinar a condutividade térmica do isolante pela relação:
Resposta
Condutividade térmica do isolante: .